
Primeiramente é importante lembrar que alergia alimentar é diferente da intolerância alimentar, pois a intolerância se manifesta com sintomas diferentes, como vomito e diarreia, por exemplo.
Quando comemos algo que causa alergia alimentar, o nosso corpo começa a produzir anticorpos de forma imediata, para “combater” o alimento causador. De acordo com pesquisas, cerca de 80% das reações alérgicas são ocasionadas pelo consumo de alimentos comuns, como leite e ovos, por exemplo.
SINAIS DE ALERGIA ALIMENTAR
- Tosse ou espirros após ingerir o alimento;
- Coceira ou irritação na garganta;
- Manchas e/ou erupções na pele;
- Coceira no corpo;
- Coriza;
- Inchaço nos lábios, língua e ao redor dos olhos;
- Náuseas;
- Aftas;
- Dor abdominal;
- Excesso de gases;
- Prisão de ventre;
- Ardor e queimação ao evacuar;
- Anafilaxia e choque anafilático.
A falta de atenção e cuidado quando se tem esses sintomas pode ocasionar um agravamento no quadro. A consulta com um especialista, antes de tudo, e tratamento adequado é indispensável.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO
É feito por um especialista, primeiramente com base nos sintomas que a pessoa sente após comer o alimento e após isso, pode ser indicada a realização de testes na pele ou no sangue.
Após o diagnóstico correto da alergia, o médico vai indicar um tratamento. Na maioria dos casos, são usados remédios anti-histamínicos como Allegra eu Loratadina ou remédios com corticoides, como a Betametasona, todos são usados para tratar sintomas da alergia e indicados de acordo com cada pessoa e organismo.
OS 8 ALIMENTOS QUE MAIS CAUSAM ALERGIA ALIMENTAR
- Amendoim: a maioria das pessoas alérgicas é alérgica ao amendoim. Tem como sintomas principais o formigamento na garganta e coceira na pele.
- Frutos do mar: é considerada uma das mais perigosas alergias, coisas como camarão, caranguejo, lagosta, mexilhões… Podem causar danos sérios a saúde. Os principais sintomas são: pele azulina e confusão mental.
- Leite de vaca: quase sempre surge na infância, antes de completar 1 ano de idade. Os principais sintomas são mal estar e diarreia.
- Oleaginosas: as mais comuns são amêndoas, avelãs e castanhas. Os sintomas principais são coriza ou congestão nasal e dificuldade para engolir.
- Ovo: tem como principais sintomas a coceira na pele e caroços vermelhos pelo corpo.
- Trigo: uma das mais comuns e mais difíceis de controlar pode surgir em qualquer idade e os sintomas principais são diarreia e náuseas.
- Peixe: a alergia ao peixe só surge quando adulto, e a alergia nunca é a todos os peixes, e sim a algumas espécies especificas. Os sintomas principais são náuseas e vômito.
- Soja: ela está presente na composição de vários alimentos e pode causar sintomas principais como vermelhidão e coceira na boca e no corpo.
Geovanna Valério Lipa