Evento da Polícia Civil sobre prevenção à violência escolar é sucesso em Alegrete

Em dois dias a cidade de Alegrete reuniu mais de 700 pessoas no auditório da Superintendência Regional do Sicredi. O evento organizado pela Polícia Civil foi pioneiro e marcou a A 1ª Semana de Prevenção à Violência Escolar da Fronteira Oeste.

A reportagem do Portal Alegrete Tudo acompanhou as atividades que encerraram no final da tarde de quinta-feira. Fechando com chave de ouro o evento que teve um curso de capacitação para 42 policiais civis do RS, que se graduaram na área de metodologia do Papo de Responsa.

A presença da dupla de policiais civis Beto Chaves do Rio de Janeiro, e Dani Leonel da Polícia Civil do Espírito Santo, engrandeceu ainda mais os trabalhos.

De forma direta e irreverente eles bateram um papo com adolescentes de seis escolas parceiras do projeto em Alegrete, e ainda conversaram com educadores da rede de ensino.

O curso de capacitação encerrou na manhã de quinta-feira, por volta das 10 h, dali em diante o auditório ficou lotado de adolescentes que assistiram uma apresentação do Denarc com o Núcleo de Cães Farejadores.

Em cena Scherlock, um belo labrador marrom, Bud outro lindo labrador preto, Koda elegante Australian e Dragon, imponente Pastor Belga.

Um trio de policiais altamente treinados mostrou o trabalho do Denarc contra a repreensão de drogas em rodoviárias, aeroportos e operações especiais.

Foram demonstrados vários tipos de abordagem com 100% de eficiência do quarteto. O inspetor André Travassos, André Vizeu e a escrivã Elizabete Adams Meurer, realizaram várias simulações. Destaque para ação que Scherlock e Bud teriam de encontrar um arma de fogo em uma das mochilas dos participantes.

Ainda pela manhã, Danni Leonel deu mais um show num papo de responsa com a gurizada das escolas Emílio Zuñeda, Demétrio Ribeiro, Luiza de Freitas Valle Aranha, Oswaldo Dorneles e Lauro Dorneles. No período da tarde, foi a vez do carioca Beto Chaves dialogar com os adolescentes das escolas parceiras do projeto que não haviam participado do encontro.

O Delegado Regional, Valeriano Garcia Neto, destacou a importância do evento. “Nossos convidados foram brindados com a fala da Dani e do Beto que já foram ouvidos em mais de 40 países, uma ação inédita com resultados muito marcantes em toda a comunidade alegretense envolvida com o tema da prevenção à Violência Escolar”, avaliou Garcia Neto.

O prefeito Márcio Amaral também prestigiou a semana, juntamente com a secretaria de desenvolvimento social, COMDICAA, Conselho Tutelar, Promotora Luiza Losekam.

A escrivã Débora Prestes, coordenadora do Papo de Responsa em Alegrete, enfatizou o trabalho de todos, desde os estagiários da Polícia Civil, colegas, convidados e comunidade que abraçou o projeto.

Júlio Cesar Santos Fotos: Júlio Cesar Santos e 4ª DPRI