Experiência de Alegrete em inspeção de produtos de origem animal é levada a SC

 
Após três anos de experiência com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), Alegrete já está levando seus conhecimentos a outros estados. No último dia (13) coordenador do Serviço de Inspeção Municipal do Alegrete (SIM), o médico veterinário Gabriel Charão ministrou uma palestra sobre a importância do SISBI-POA para os Serviços de Inspeção municipais, na 1ª Oficina do SISBI em Florianópolis/SC.
 
Essa primeira oficina foi formatada para elaborar as diretrizes do SISBI-POA de 2014 a 2016 e contou com a participação de técnicos de todos os estados brasileiros. A oficina definiu as normas de trabalho que irão nortear a aplicação do SISBI no território nacional, difundindo informação entre os Serviços de Inspeção Federal, Estaduais e Municipais. “O reconhecimento fora das fronteiras do município só comprova a qualidade do trabalho que sendo feito em Alegrete”, enaltece o secretário Alberto Prates.
 
O SIM foi parabenizado pelo Gestor Nacional do SISBI-POA, Fernando Fagundes, pelo trabalho que vem desempenhando em Alegrete, inclusive convidando o representante do SIM para proferir uma palestra no mês de agosto no estado de São Paulo.
 
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) possibilita a comercialização de produtos de origem animal em todo território nacional, sendo que o município de Alegrete aderiu ao sistema desde 2011. Hoje dois estabelecimentos já estão habilitados no SISBI-POA, sendo um abatedouro e uma fábrica de produtos cárneos. 
Gabriel Charão, coordenador do SIM, com equipe do SISBI-POA em Florianólis