Fabiana Gallon- a juíza do trabalho que beneficiou entidades de Alegrete recebe reconhecimento da comunidade

“Eu não entro numa audiência sem estudar todas os processos, porque o objetivo realmente é fazer justiça. Assim definiu seu trabalho a Juíza do Trabalho do TRT 4 que atua, em Alegrete, Drª Fabiana Gallon.

Desde que assumiu suas atividades aqui, em 2016, quando tem audiências, duas vezes por semana, ela mudou a destinação de acordos entre empresas e justiça do trabalho. São mais de 800 mil destinados a entidade de Alegrete, o que rendeu o reconhecimento da comunidade e o Título de cidadã alegretense, indicado pelo Vereador Glênio Bolsson, dia 21, no Plenário a Câmara.

Os valores de processos de alguma irregularidade em empresas de Alegrete e Manoel Viana, que antes iam para o Fundo de Amparo ao Trabalho e cabia a União fazer a destinação, agora em Alegrete, esses valores beneficiam entidades assistencias, hospitais e outros.

Isso começou pelo trabalho dos advogados, salienta a juíza, que conhecem a realidade e necessidades de hospitais e entidades filantrópicas da cidade. E há um ano e meio, o trabalho da Drª Fabiana Gallon em audiências entre as partes formalizou acordos de mais 800 mil reais que foram destinados à UTI Neonatal, Santa Casa, APAE, IFFAr e Amoras ONG. As ações referem-se a falta de cumprimento de horário de trabalho, excesso de horas extras, não cumprimento de TACs, dentre outros. Para se habilitar a receber esses acordos, advindos de acordos na Justiça do Trabalho, as entidades devem cadastrar seus projetos no site do MPT.

A Magistrada diz que as maiores demandas são de não cumprimento de direitos básicos como a falta de vínculo empregatício, não pagamento do piso regional, e não pagamentos de recissões, pondera.

– Eu senti que deveria mudar minha forma de atuação, me voltando ainda mais para social, quando tive diagnóstico de autismo no meu filho de seis anos. Daí meu papel mudou significativamente”, destacou.

A catarinense de Chapecó, que há 15 anos mora em São Gabriel e realiza audiências aqui em Alegrete e outras cidades da região, agora, também é cidadã alegretense- numa indicação do vereador Bolsson, pelo trabalho diferenciado aqui no Município.

Esse mérito me avaliza. Estou cumprindo com meu papel que é fazer a Justiça pelos direitos dos trabalhadores, garantindo os anceios das pessoas e só tenho a agradecer, comentou . Ela lembrou que com a Reforma Trabalhista diminuíram em 30% as demandas na Justiça do Trabalho, mas já estão sendo retomadas com um novo viés, no sentido de foco no que realmente se pleitea, o que considera importante porque os problemas de desrespeito aos direitos continuam,

Vera Soares Pedroso