Pequenos produtores rurais de Alegrete objetivam preservar meio ambiente
Pequenos e micro produtores de Alegrete dão um exemplo de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente ao disporem de sacolas recicladas aos clientes da feira que acontece as terças e quinta-feiras na praça Getúlio Vargas.
A Associação de Pequenos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Alegrete – A.P.P.H, com o apoio e incentivo da EMATER, da Fundação Luterana de Diaconia- FLD e da Secretaria de Agricultura e Pecuária, tornaram possível a confecção das sacolas.
Um dos requisitos era que as sacolas fossem feitas aqui e o produto de TNT reforçado fosse feito pelos artesãos da Casa do Artesão da cidade.
As sacolas recicláveis são uma iniciativa para reutilizar material e para que o nosso meio ambiente não seja cada vez mais atingido pela poluição, explica Maria Rosane Furtado, Secretária da A P P H. As sacolas plásticas, largamente usadas no comércio, demoram cerca de 400 anos para se decompor. Além disso, as sacolas entopem bueiros, poluem riachos e se consumidas por animais podem causar a morte, , lembram os pequenos produtores.
Há 15 dias, as sacolas estão sendo ofertadas pelos feirantes aos consumidores ao preço de R$3,00. Eles também entregam material impresso, explicando a importância de se reaproveitar, em especial as sacolas, que carregam frutas, verduras e legumes da Feira dos pequenos produtores da cidade.
Fotos: Vera Soares Pedroso