Festival de Balonismo de Santa Maria vai até domingo

Pelo menos 15 balonistas devem participar do Festival

balonismo
Nesta quinta-feira (29) iniciou o Festival de Balonismo de Santa Maria, que está em sua quinta edição, e que desde 2009 tem colorido os céus do município. Já são seis anos de evento, só não realizado no ano passado, em decorrência da tragédia da Kiss. Eduardo Melo, proprietário da Strategie Balonismo e organizador do evento junto com a Federação Gaúcha de Balonismo, acredita que o município da Região Central já se consolidou como uma referência para o festival.
Ao contrário de edições anteriores, neste ano não haverá voos abertos à população, quando era possível pagar para andar nos balões, nem competidores de outros países. Mas nada que deixe o evento menos importante e grandioso, como destaca Melo. Para os quatro dias do evento, a prefeitura e a organização do festival prepararam uma intensa programação que ocorrerá no Parque Jockey Club. Pelo menos 15 balonistas confirmaram presença no festival. Entre eles, competidores de Canoas, Porto Alegre, Torres, além de outros estados, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A partir de sexta-feira, todos eles terão desafios e provas para cumprir, como explica Eduardo Melo:
– Todos eles terão alvos a serem alcançados. Os competidores escolhem, por exemplo, o local de onde vão partir. Depois disso, eles partem, nos balões, atrás dos alvos, que a organização do evento determina. O alvo pode ser, por exemplo, chegar até campos de futebol, entroncamentos de estradas, áreas rurais, praças. Depois, recolhemos os GPS deles (balonistas) e conferimos quem fez o melhor tempo.
O Festival de Balonismo é um evento da prefeitura e conta com o apoio da Base Aérea de Santa Maria (Basm), Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.
O vento e a vista da cidade a 1,6 mil metros
Para que os balões possam sair do chão é necessário a contribuição das condições meteorológicas, como atenta Melo. Mas se depender do tempo, os santa-marienses podem se preparar para caprichar nas fotos dos balões. A previsão é de sol, com nevoeiro ao amanhecer e ventos ao redor de 20km/h (veja mais na contracapa). Melo chama a atenção que os competidores poderão ver Santa Maria a uma altitude de 5 mil pés ou 1,6 mil metros.
– Podemos subir até quando houver oxigênio para respirar, mas por determinação do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) em Santa Maria temos de respeitar esse limite. Se o vento for favorável, a velocidade varia de 12km/h a 20 km/h e os trajetos,  de 10 minutos a até duas horas.
A PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira
– Voo para a imprensa às 16h (com saída do Seminário São José)
Sexta-feira
– Início das competições dos balonistas
– Os participantes devem realizar o primeiro voo competitivo a partir do nascer do sol com duração até as 10h
– Pela tarde, das 15h até o pôr do sol, é dada continuidade às competições
Sábado
– Os voos competitivos seguem pela manhã e pela tarde
– A partir das 20h, no Parque Jockey Club, será realizado o Night Glow, que é a apresentação dos balões iluminados
Domingo
– Pela manhã, será realizada a última competição entre os balonistas
– Pela tarde, será realizado o chamado Voo Fiesta com todos os competidores
Observações
– Os visitantes do Parque Jockey Club terão à disposição um balão para tirar fotos durante o fim de semana
– Não haverá balões de passeio, como realizado em edições anteriores
– Toda a programação pode sofrer mudanças conforme a previsão do tempo. Ventos fortes ou chuva podem cancelar  a programação
 
Fonte: Diário de Santa Maria