A final do 20º JuvEnart, o maior festival juvenil de danças tradicionais gaúchas, acontece neste domingo (13) no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, em Restinga Sêca.
O evento, iniciado na última quarta-feira (9), reúne, nesta edição, 140 grupos de invernadas juvenis, incluindo participantes do Paraná, com expectativa de um público superior a 10 mil pessoas.
43ª Feira do Livro de Alegrete já ultrapassa os 10 mil visitantes
Entre os 12 finalistas, o Baita Chão está representado por duas invernadas juvenis: o Grupo Nativista Ibirapuitã (GNI) e o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (CFTG), ambos competindo na categoria sênior. O GNI, que se apresenta às 18h, levará ao palco o tema “As Tecelãs”, uma homenagem à mulher gaúcha e seu trabalho artesanal. A delegação do grupo é composta por 90 pessoas, e os instrutores Rafael Machado e Tayara Carús são responsáveis pelo trabalho artístico, com a expectativa de superar o 7º lugar conquistado na edição anterior.
O CFTG, com apresentação marcada para as 17h, retratará o romance que inspirou a música “Castelhana”, de Elton Saldanha e Rui Biriva. A coreografia é de Rodrigo Guterres e Raphael Auzani, enquanto a equipe técnica inclui Patricia Silveira, Andrei Aquino, Matheus Freitas e Rogério Ramires. Andrei Aquino destaca o espírito de união do grupo e o esforço coletivo ao longo do ano de preparação.
Isabelle Nogueira e Matteus Amaral iniciam nova fase de vida em São Paulo: ‘nosso lar’
O JuvEnart segue até o final do dia, celebrando a tradição e a cultura gaúcha, com jovens de todo o estado demonstrando sua paixão pelas danças folclóricas e pela história regional.
Fotos enviadas pelos coordenadores