Flamengo confirma duas edições do Efipan para 2022 em Alegrete

A expectativa é que a 3ª Capital Farroupilha seja palco de duas edições do maior torneio de futebol infantil das Américas em 2022.

No último dia 16, um comunicado oficial foi protocolado pela diretoria rubro-negra e enviado aos clubes convidados. A reportagem entrou em contato com o presidente Antônio Carlos A. Fagundes, sobre a realização do encontro. Toninho confirmou o planejamento para o ano que vem. Segundo o presidente, o 40º Efipan vai reunir atletas da Categoria 2007, e será realizado excepcionalmente na segunda quinzena de janeiro de 2022.

Já no mês de julho, acontece o 41º Efipan, reunindo a turma dos nascidos em 2008, aproveitando o período de recesso escolar (férias), o torneio vai ser realizado para não pular etapas nas categorias de base, que primam pela participação em Alegrete.

Ainda não há nenhuma resposta oficial dos clubes convidados, no entanto o presidente Toninho confirma o interesse de várias equipes, inclusive do Palmeiras que já manteve contato informal com a organização.

O Encontro de Futebol Infantil Pan-americano, ou Efipan como é carinhosamente chamado, é uma competição internacional de futebol infantil disputada anualmente em Alegrete. É organizado pelo Clube Escolinha de Futebol Flamengo, com apoio da Prefeitura, da Federação Gaúcha de Futebol e da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

A primeira edição do Efipan aconteceu em julho de 1980, após a realização do 1º Campeonato Sul-Americano de Futebol Infantil, em Buenos Aires (Argentina), e teve como campeão o AFIM, da Argentina. Dois anos mais tarde, o torneio passou a ser realizado no mês de janeiro.

Atletas consagrados no futebol mundial já disputaram a competição, tais como os argentinos Tévez, Riquelme e Cambiasso, e os brasileiros Alexandre Pato, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Neymar, entre outros. O Internacional é o maior vencedor do torneio, tendo conquistado o título 12 vezes.

Em 2019, o torneio foi transferido para julho, devido às fortes chuvas e alagamentos que ocorreram na cidade de Alegrete em janeiro e teve como campeão o Grêmio. Já em 2020, o Palmeiras levou o título. Em 2021, não foi possível a realização devido a pandemia do coronavírus.

A partir de agora a direção do rubronegro foca na realização dos eventos e monta uma série de reuniões para definir o torneio da melhor forma e segurança para os clubes que vão disputar os certames nas categorias 2007 e 2008 em Alegrete.

Júlio Cesar Santos                                      Foto: Pedro Mello