Flávia Fabres: a alegretense que dá uma lição de inclusão, no Rio de Janeiro

Na verdade, a história da alegretense Flávia Fabres começou há 22 anos, quando ela concluiu o curso de educadora especial na PUC em Porto Alegre.

Ela tem certeza que foi a vocação que a conduziu por esse caminho, repleto de muita luta por ouvidos cada vez mais sensíveis à causa.

Flávia reside no Rio de Janeiro e faz um trabalho com crianças e jovens com deficiência em escolas e ONG’s especializadas.

Este universo acabou mostrando que o caminho da inclusão era ainda mais complicado do que a alegretense imaginava.

“Percebi o quanto era difícil abrir portas para uma vida em sociedade. Apesar do discurso bonito da inclusão, teatro, praia, festas e muitos passeios eram pouco usufruídos por essas pessoas, que tinham quase nenhum sentimento de pertencimento”, explica.

Flávia integra o Programa Sorrindo para Todos pelo Rio de Janeiro. “É uma construção que há oito anos vem acontecendo. A ideia é garantir a participação igualitária de todos na sociedade”, afirma.

O Sorrindo para Todos no Rio de Janeiro, legitima o processo de inclusão na medida em que estimula e desenvolve melhores abordagens para a promoção do bem estar PNE (Pessoas com Necessidades Especiais).

Flávia conta que nesses anos de Projeto, foi possível proporcionar atividades de entretenimento em teatros, shows, carnaval na Sapucaí, oficinas temáticas, caminhadas, trilhas, passeios de barco, visitas a Museus, festas e viagens pelo Brasil e exterior.

Dinâmica e sorridente, Flávia não desgruda do Alegrete, diz que ama o “Baita Chão”, como costuma chamar sua terra natal. Sempre que pode visita familiares em Alegrete.

Para realizar as atividades são firmadas parcerias fundamentais com empresas que estão no circuito cultural do Rio de Janeiro. O trabalho de socialização dos participantes é desenvolvido por meio de estratégias do THS (Treinamento das Habilidades Sociais).

O projeto busca unir a Inclusão Social com THS, garantindo muito mais do que uma intenção, mas uma ação efetiva na vida das pessoas com necessidades especiais. O Sorrindo para Todos já esteve em emissoras como: Tv Globo / Programa Como Será? Tv Brasil /Programa Papo Especial Tv Band / Programa Band Mulher . Matérias no Jornal O GLOBO e jornais de Bairro da Cidade do RJ . Parceiros de empregabilidade : Rede Hoteis Copacabana Palace , TTBurger , Personale , Fabrica , Prefeitura RJ .

A alegretense foi staff no último Rock in Rio. Lá o projeto foi destaque num evento que atendeu os requisitos de acessibilidade e total inclusão. Flávia realiza passeios monitorados pelo Rio, em parques, teatros, cinemas e locais culturais.

É possível conhecer um pouco mais do Projeto no canal do Youtube, O Quarto de Samanta e Canal SobreHumanos /Direito a Ter Direitos . Acompanhe o dia a dia no instagram Sorrindo_rj Juntos somos mais fortes.

“É fundamental olhar para a Pessoa deficiente, com respeito e entender que é preciso trata-lá com dignidade”, conclui a alegretense que luta pela inclusão de verdade na Cidade Maravilhosa.

Júlio Cesar Santos                       Fotos: acervo pessoal

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *