Um incêndio no Presídio de Alegrete no início desta manhã(30), deixou a cidade apreensiva face ao quadro de fragilidade do prédio e pela superlotação.
O fogo iniciou na cela do semiaberto que abrigava 32 homens, às 07:10min, e logo chegou ao sótão. Os apenados já haviam saído minutos antes. As chamas queimaram colchões e cobertas e, em pouco tempo devoraram os materiais que estavam num compartimento ao lado, usado para depósito e “arquivo morto”. Os Bombeiros chegaram rápido e logo dominaram o fogo que mesmo assim destruiu essas duas dependências. A fumaça atingiu as celas próximas e os presos tiveram que ser removidos para outras mais distantes do local. Com isso, a superlotação que já era preocupante, agora está muito mais séria.
As causas do incêndio não foram apuradas, mas, como neste local há gambiarras na parte elétrica, pode ter sido ali o a origem do fogo. Uma pericia vai apurar as causas. Não está afastada a possibilidade do incêndio ter sido provocado.
A Juíza Lilian Franzmann, visitou o local e disse que poderá determinar que os apenados do regime semiaberto durmam em casa até a situação normalizar. Mas, uma posição oficial ainda não foi anunciada.