Força da cultura e tradições gaúchas em todo o Brasil

Alegretenses e gaúchos do RS movimentam o CTG Estância Gaúcha do Planalto em Brasília
O CTG Estância Gaúcha do Planalto, há mais de 30 anos, no Planalto Central, em Brasília cultua as tradições do Rio Grande do Sul.  Sua formação sócio-histórica e cultural defende e propaga o folclore gaúcho através da promoção de atividades de natureza social, cultural, artística, desportiva, recreativa e filantrópica, visando ao bem estar, ao lazer e ao desenvolvimento de ações social.
SEDE DO CTG BRASILIA
Buscando integrar todas as etnias que contribuíram para a formação da identidade gaúcha, o CTG Estância Gaúcha do Planalto de acordo com a alegretense, doutoura em Biologia molecular pela UNB, Lunalva Pedroso Sallet que junto como esposo e o filho vivem intensamente as várias festas típicas e atividade do CTG como: Noite Alemã, Noite Italiana, Noite Portuguesa. Assim como: Noitchê, Ronda de São Pedro, Semana Farroupilha, etc.
Churrascão em Brasília
Além dos eventos promovidos pela CTG-EGP, o Centro de Tradições Gaúchas também participa de festivais como: FEGARP (Festival Gaúcho de Arte e Tradição do Planalto Central), FENART (Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha), FECASTCHÊ (Festival Cascavelense de Arte e Tradição Gaúcha), entre outros, pois conta atualmente com ampla invernada artística: grupos de dança mirim, juvenil, adulto e veterano; chuleadores; intérpretes; declamadores; gaiteiros; violonistas e autores de poesias, músicas e livros.
Grupo Mirim de Danças, denominado “Os Piás da Estância”, constituído por integrantes com idade de 05 a 12 anos incompletos;
Grupo Juvenil de Danças, denominado “Os Sentinelas da Estância”, constituído por integrantes com idade de 12 a 17 anos incompletos;
Grupo Adulto de Danças, denominado “Os Estancieiros do Planalto”, constituído por integrantes com idade igual ou Superior a 17 anos;
Grupo de Danças Veterano, denominado “Os Tapejaras“ constituído por integrantes com idade superior a 30 anos;
Equipe de Chuleadores com idade superior a 6 anos;
CHULA EM BARSILIA
O Centro de Tradições Gaúchas Estância Gaúcha do Planalto mantém de forma permanente um professor de danças tradicionais e danças gaúchas de salão que é responsável pela preparação dos grupos para apresentações em eventos internos do CTG, em eventos externos realizados no Distrito Federal ou outras localidades e em Festivais Regionais e Nacionais. É responsável, ainda, pela realização de cursos de danças gaúchas de salão e danças tradicionais oferecidos a sócios e não sócios da entidade através de sua escolinha permanente de danças.
Nos dias 15, 16 e 17/08/2014 o CTG estará participando do FEGARP (Festival Gaúcho de Arte e Tradição do Planalto Central), na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia.
Atualmente, o professor responsável pelas danças é o professor Sandro Nicoloso.
ctg1 ctg2
 
 
 
 
 
 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *