Força-tarefa vai socorrer e dar assistência aos desabrigados

Para atender a população atingida pela cheia do rio Ibirapuitã, a Prefeitura de Alegrete organizou uma força-tarefa conjunta entre as secretarias municipais, dando suporte à Defesa Civil. As ações estão concentradas na sede da Defesa Civil e a população deve solicitar auxílio exclusivamente pelo telefone (55) 99147.7276.

Com o apoio do Exército, a Defesa Civil, que atua na remoção das famílias de áreas de risco, tem tido muito trabalho nos últimos dias. Equipes da Secretaria de Infraestrutura atuam removendo até casas volantes ou ajudando moradores na retirada de seus bens.
Os principais bairros atingidos são Vila Nova, Santo Antônio e Ibirapuitã.

O prefeito Márcio Amaral e o vice Jesse Trindade se reuniram  da segunda com secretários e gestores de órgãos municipais envolvidos na força tarefa para avaliar as medidas adotadas para atender as famílias pelas inundações. Foram definidas ações para minimizar os transtornos e garantir a segurança dos moradores da cidade.
A maioria dos desalojados optaram por ir para casas de familiares. Mas a prefeitura também disponibiliza abrigo na Escola Eurípedes Brasil Milano, na rua Barão do Cerro Largo, com todos os protocolos sanitários respeitados em virtude da Covid-19.

 

 

Todos os desabrigados estão sendo monitorados, recebendo atenção de agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e ganhando alimentação, cestas básicas e cobertores depois de cadastrados.

A prefeitura solicita que pessoas que queiram doar cobertores ou alimentos entrem em contato com o Plantão Social pelo 99148-4037, a cargo da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social.

 

O Ibirapuitã está 9 metros acima do seu nível normal e crescendo 2,5 centímetros por hora. A tendência, sem chuva, é que nos próximos dias o rio comece a voltar a sua normalidade.

Com informações DPCOM

Flaviane Antolini Favero