Fuki Beer, de Alegrete para Santa Maria, participa do Festival de Cerveja Artesanal

O Fuki Beer, que se transferiu de Alegrete para Santa Maria, desde o mês de julho, participa neste final de semana do 1º Festival de Cerveja Artesanal da Região Centro.

O evento em Santa Maria, será a apresentação do Fuki para o centro do RS, depois do sucesso em Alegrete, o casal de empreendedores Márcio Silveira Ferreira e Michele Santos Goia Ferreira, que foram transferidos para a cidade da região central, pela empresa onde trabalham.

Márcio conta que a história do Fuki, não vai morrer em Alegrete, vem novidades por aí adianta o cervejeiro. Na verdade, através de uma foto de um amigo de Santa Maria, que mostrou um Fusca com quatro torneiras, e brincou: – E aí Márcio que tal fazer no teu Fusca?, no início ele até vislumbrou a aceitação da ideia, porém não topou por acreditar que estragaria seu carro original. Passado um tempo, o amigo alegretense Ivo Severo, começou a vender em delivery, os chopp’s, e apresentou o irmão dele que fabrica cerveja na cidade de Pelotas. Natural de Pelotas, o casal do Fuki, foi o que bastava em pouco meses o fusca estava com as torneiras, consolidando a brincadeira, numa ideia que bombou. Graças a Oficina Rocar, responsável pela execução do projeto, em transformar o Fusca em Fuki Beer. Foi no dia 6 de setembro de 2018, a estreia de forma oficial. O Fuki Beer já estava em pleno calçadão de Alegrete, vendendo a bebida que caiu no gosto dos apreciadores do bom chopp, daí em diante ganhou às ruas em eventos no município.

O logo foi criado por um amigo de infância de Márcio, também quem idealizou a marca Fuki Beer. Bruma Colab Craft Brewery, ou Bruma Beer, é uma cervejaria cigana formada pela colaboração entre entusiastas da cerveja artesanal. ​ Bruma significa nevoeiro, neblina, o que não é claro ou pouco nítido. ​ Originada em Pelotas, por um alegretense, na cidade que no inverno os dias são normalmente nebulosos devido à elevada umidade, o cervejeiro busca conciliar essa característica local com a própria cerveja artesanal, que na sua essência é turva por não ser filtrada e normalmente refermentada na garrafa.

“Acreditamos que a cerveja é uma criação coletiva, que representa as características locais e expressa a cultura cervejeira que foi construída ao longo da história”, explica Márcio.Neste final de semana,o Fuki Beer, é Alegrete em Santa Maria, no ginásio do Parque da Medianeira, onde acontece o 1º Festival da Cerveja Artesanal da Região Centro. O evento vai contar com 15 cervejarias, produtores e representantes da região, totalizando mais de 25 marcas e 60 torneiras de diversos estilos. O evento terá cervejarias de São Gabriel, Júlio de Castilhos, Caçapava do Sul, Bagé, Três de Maio, Vera Cruz, Alegrete e de Dona Francisca.Neste sábado (10), o festival inicia às 14h e termina às 23h. Já no domingo, Dia dos Pais, o evento inicia às 10h e vai até as 22h. E é no domingão, às 19h30min, que vai rolar o ponto alto do evento: a 1ª Competição de Chope por Metro, com premiação valendo troféu para os três primeiros colocados e para o Maior Manguaceiro do festival. As inscrições para a competição custam R$ 15 e dá direito a uma taça tulipa de chope de 1 metro, que equivale a 600ml de bebida.