Futebol amador de Alegrete ainda na quarentena

“O que for evento que possa provocar aglomeração de pessoas, ainda não”, foi nesse tom que o prefeito Márcio Amaral, questionado pela reportagem sobre o retorno do futebol amador em Alegrete, respondeu.

Com o novo Decreto Municipal n° 267, autorizando a abertura e funcionamento dos estabelecimentos comerciais do município, observando a lotação máxima de 30% da capacidade máxima prevista em alvará de funcionamento ou PPCI, exceto restaurantes e lancherias, cuja lotação poderá ser até 50% da capacidade, apenas ginásios podem reabrir com algumas restrições técnicas.

O documento traz em seus Artigos 6° e 7°, a proibição de eventos. Em Alegrete, as quadras de esporte já reabriram na quinta-feira (16). O Decreto diz que as atividades devem intercalar meia hora de intervalo entre um jogo e outro. As competições/eventos estão proibidos.

Com isso, a prática do futebol mesmo em campos estão vedadas. Já as academias estão liberadas. “Se não cumprirem o tempo determinado e as recomendações de saúde, vai fechar”, ponderou Amaral.

No município o futebol amador estava na pré-temporada com três torneios em andamento. A 11ª edição do tradicional Torneio do Palmeiras na categoria sênior especial parou na 4ª rodada. São seis jogos por rodada. No Torneio para atletas com 55 anos, a 2ª rodada está pendente, já que uma equipe se retirou da competição, após jogar a primeira rodada.

Pela categoria livre, o Palmeiras promove a disputa que está nas quartas de final. Só num final de semana são realizados no mínimo 15 jogos, com circulação de 2 mil pessoas no complexo de campo do Jockey Club.

O coordenador técnico Valdir Knerin, que presta assessoramento nas competições e também dirige a parte técnica da Liga Alegretense de Futebol – LAF, é taxativo: “Vão continuar. A ideia é dar continuidade em todos”, explica o dirigente ao ser indagado pela continuação dos jogos neste ano.

Valdir é categórico em afirmar que no momento, apenas cumpre-se o Decreto emitido pela autoridade máxima do município. “Conversamos com o prefeito e entendemos claramente as medidas. Temos que aguardar e depois veremos de que formar cumprir o carnê de jogos”, avaliou Knerim.

“No momento em que o Brasil e o mundo lutam no combate ao coronavírus, e em cumprimento a determinação do prefeito Márcio Amaral estamos com todas as competições futebolísticas que estão sob minha responsabilidade paradas”, destacou o coordenador.

A LAF também se integra as competições que antecede o campeonato amador e parte na mesma linha. Com a sede administrativa fechada o futebol alegretense vai aguardar a volta das atividades normais para então organizar a temporada 2020.

Paulo Cunha presidente afastado da entidade diz que a Liga está aguardando. Que até agosto ainda é possível iniciar as competições municipais. “Vamos aguardar. Ainda temos tempo de realizar todas as categorias iniciando mesmo no mês de agosto” acredita Cunha.

Otimista, o presidente interino Ramud Maruf, acredita que em maio as competições possam retornar já aos campos de futebol. “Se Deus quiser tudo vai dar certo. Vamos vencer essa pandemia e retornar com o futebol em Alegrete”, relata o dirigente esportivo da LAF.

Júlio Cesar Santos