Galeria a Céu Aberto, no Largo da Viação Férrea, revela um novo ponto turístico para a cidade

Quem chegou de viagem na Rodoviária de Alegrete, na noite de ontem, foi atraído por uma novidade que tem chamado a atenção aos olhos dos alegretenses: a galeria a céu aberto, no largo da Viação Férrea. O projeto cultural é da diretora de Cultura Andréa Oliveira, com o apoio de um grupo de artistas do Casarão das Artes, da empresa parceira CFC Alegrete e a Secretaria de Infraestrutura.

Aquele local era pouco valorizado e com a revitalização e implantação da galeria de arte a céu aberto, virou vitrine para artistas da cidade que produziram belos trabalhos através da técnica de cerâmica esmaltada reproduzindo temas que transitam no cotidiano da cidade e do campo.

Para a diretoria Andréa, esse novo espaço recebe bem quem chega a Alegrete. Desde o ano passado que o projeto vinha sendo sonhado e agora, talentos das artes visuais de Alegrete como Simone Carvalho, Lérida Faraco, Zilá Leite, Nara Tubino e Jeferson Sanchotene presenteiam a cidade com obras de arte ao ar livre. Quem passa naquele local agora percebe um colorido diferente no seu trajeto, com paisagens da cidade, da vida do campo, da ponte férrea, a ponte de pedra, a riqueza agropecuária do Município e até dos eventos da cidade como o EFIPAN, gravado na cerâmica esmaltada.

O prefeito Márcio Amaral prestigiou a inauguração da galeria a céu aberto, agradecendo aos artistas e empresários que colaboraram para que o sonho de transformação dos espaços em arte e cultura fossem realizados. Não deixou de ressaltar a capacidade transformadora dos artistas que revitalizaram aquele local.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Dornelles, destacou a parceria com os artistas que proporcionaram a revitalização do largo da Viação Férrea e as empresas que se somaram nesse trabalho, permitindo que as ideias advindas do sensível dos artistas se tornasse uma realidade para a comunidade alegretense e visitantes. Agora, os que chegam a Alegrete, via estação rodoviária, vão se deparar com a galeria a céu aberto, valorizando a arte e cultura de um povo.

Representando a empresa CFC, Sérgio Nogueira de Souza, disse que esse espaço é como se fosse um recanto acolhedor de nossa casa e que todos devem ajudar a preservá-lo. O agradecimento em nome dos artistas foi feito por Jeferson Sanchotene.
As empresas Via Homem, Escala Engenharia e Construções, Givi Tur, Casarão das Artes, CFC e Martini Papelaria.

DPCom PMA

Compartilhe
  • 34
  •  
  •  
  •  
  •  
    34
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *