Governo do Estado não emite novos avisos e libera desfile no dia 20

As orientações a serem adotadas nos protocolos dos desfiles serão detalhadas na próxima semana.

Alegrete terá apenas uma cavalgada
Alegrete terá apenas uma cavalgada

Após reunião do Gabinete de Crise na tarde da última quarta-feira (18), o governo do Estado decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As, sem emissão de Avisos ou Alertas.

A decisão considera o fato de que a tendência de crescimento no número de internados em leitos clínicos registrado na semana passada não continuou ocorrendo na última semana, havendo uma estabilização. No entanto, o governo reforça a necessidade de cuidados de prevenção ao coronavírus para impedir a disseminação da variante delta.

Na semana passada, foram emitidos Avisos para quatro regiões Covid de Canoas, Guaíba, Porto Alegre e Santo Ângelo, devido ao aumento de internações hospitalares. No entanto, nesta semana, dados apresentados pelo GT Saúde e que estão disponíveis no Boletim Regional, mostram que a tendência não se manteve nestas regiões e, em todo o RS, há estabilização nas hospitalizações quando se analisa os últimos dias, além de queda nos casos confirmados e nos óbitos.

O alegretense, criador do Grupo Pampa sem Fronteira, diz ter feito aqui “a faculdade do campo”

Atualmente, há 905 pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19 em leitos clínicos no estado, número positivo quando se compara com um horizonte maior de 30 dias atrás: queda de 27,7%. O índice de pacientes em condições mais graves, confirmados ou suspeitos, também apresentou redução. São 713 pessoas hospitalizadas em leitos de UTI, menor número desde 2 de novembro de 2020. Conforme a equipe técnica, a tendência de queda segue nas UTIs, embora esteja mais lenta.

Além disso, o Gabinete de Crise avaliou novos pedidos sobre eventos e protocolos. Um dos principais tópicos discutidos foi a realização dos festejos farroupilhas, encaminhados por entidades tradicionalistas. A decisão do Gabinete de Crise foi por liberar a realização de desfiles em comemoração ao 20 de Setembro, no entanto, somente para cavalarianos, reduzindo, dessa forma, o número de participantes.

“Vamos reforçar, junto aos organizadores dos desfiles e municípios, bem como comunicar à população, a necessidade de que todos sigam os protocolos já em vigor. Distanciamento mínimo, uso obrigatório de máscara e higienização constante deverão ser seguidos à risca tanto pelos cavalarianos quanto pelo público”, destacou o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que assumiu a coordenação do Gabinete de Crise devido à agenda do governador Eduardo Leite.

As orientações a serem adotadas nos protocolos dos desfiles serão detalhadas na próxima semana.

Outro pedido dentro dos festejos farroupilhas diz respeito ao tiro de laço. Seguindo o entendimento da equipe técnica, o Gabinete de Crise foi por manter a vedação de público em competições esportivas no geral pela dificuldade de distanciamento nas arquibancadas neste momento. A questão seguirá sendo analisada.

Quanto a pistas de dança, o GT Protocolos destacou que apresentações artísticas no palco já estão liberadas, desde que seguidos os protocolos existentes no Sistema 3As. No entanto, neste momento, não foi autorizada a participação de público em geral em modalidades de dança, assim como o uso de pistas em casas de shows e demais eventos.

Quanto a acendimento e distribuição de chama crioula nas praças e nos CTGs, estão autorizados dentro dos atuais protocolos de Eventos. Sobre cavalgadas entre o local de distribuição da chama até o destino também não há vedação, desde que respeitados os protocolos obrigatórios. O Gabinete de Crise reforça a orientação para que não passem em locais de grande concentração de pessoas para evitar aglomerações.

Por fim, almoços e jantares nos CTGs também já estão autorizados desde que respeitados os protocolos de Restaurantes.

Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
SANDRO PRATES

MUITO BEM , TOMARA QUE LIBEREM ,TAMOS SÓ POR UM RONCO DE GAITA