Grupo de apoio à segurança pública pede ajuda do Município à Polícia Civil e Susepe

Um encontro realizado na manhã desta terça-feira, no gabinete do prefeito Márcio Amaral , reuniu o delegado regional de Polícia, Valeriano Garcia Netto; presidente do Gasep (Grupo de Apoio à Segurança Pública), Fátima Marchezan; vereador Celeni Viana, secretário de Segurança, Mobilidade e Cidadania, Luciano Pereira e o advogado Alexandre Rodrigues.

O grupo visitante, na conversa com o prefeito, solicitou o repasse mensal de parte do Município, através do Gasep, de recursos na ordem de R$ 5 mil, dinheiro destinado a atender às necessidades de manutenção funcional e predial da Polícia Civil de Alegrete e da Susepe.

O prefeito Márcio, compreendendo a dificuldade dos órgãos de segurança em proverem sua manutenção física e mesmo sabendo que é obrigação do Estado o custeio de seus diversos órgãos, depois de esclarecer sobre as dificuldades financeiras que o Município atravessa, acenou com a possibilidade de auxílio. Mas vincula essa possibilidade à propositura de um plano de trabalho a ser desenvolvimento pelo Gasep, em razão de que projeto deverá ser encaminhado à análise do Legislativo.

O secretário Luciano Pereira reforça que o orçamento do Executivo não comporta essas despesas, mas enfatiza que o custeio da segurança pública é obrigação do Estado, mas dever de todos. O Município não se furtará em prestar auxílio, uma vez que Polícia Civil, Susepe e Brigada Militar são parceiros de primeira linha nas ações de segurança na cidade, observou o secretário.

DPCOM