Grupo Salve de Alegrete leva toneladas de donativos e auxilia desabrigados no Vale do Taquari

Um grupo de voluntários, conhecido como GRUPO SALVE - Serviço de Atendimento Local Voluntário de Emergência, tem desempenhado um papel crucial no apoio à população em momentos de crise desde o ano de 2015.

Inicialmente formado como GRV, o grupo ganhou forma e amplitude em 2019, quando mais de 50 pessoas se uniram à força-tarefa. A base operacional começou na Auto Elétrica Reffatti, em Alegrete.

Joaquim, bebê prematuro de pouco mais de 700g, necessita de sangue O negativo

No ano de 2023, Beto, também conhecido como Beto Multimarcas, trouxe sua vasta experiência em serviços voluntários, remontando às enchentes de 2007, para fortalecer ainda mais o grupo. No mesmo período, Igor Pinheiro e Rafael Soriano, que já estavam envolvidos em atividades voluntárias de emergência e resgate na região metropolitana, uniram-se ao grupo. Durante uma viagem à capital, surgiu o nome “SALVE”, que foi oficializado no ano seguinte, em 2024, durante uma das ações em Alegrete.

Os membros do grupo dedicam suas noites para colaborar, auxiliar e prestar apoio necessário aos mais necessitados durante as cheias do Rio Ibirapuitã. Em uma notável demonstração de solidariedade, o grupo e seus apoiadores já arrecadaram mais de 25 toneladas de produtos essenciais, incluindo itens de limpeza, higiene, água mineral e alimentos.

Pacientes de Encruzilhada e Caçapava vêm fazer hemodiálise em Alegrete

Parte do grupo, composta por 16 voluntários, deslocou-se para o Vale do Taquari e a capital para entregar as doações e auxiliar na limpeza de casas e ruas das cidades afetadas. Em Lajeado, foram acolhidos em um local cedido generosamente por um morador da cidade, onde estabeleceram sua base de operações e armazenamento das doações. Enquanto isso, os demais membros permaneceram em Alegrete para coordenar a recepção e distribuição das doações, além de prestar apoio local.

A logística da operação é impressionante: saindo de Alegrete na quinta-feira à noite, o grupo chegou a Lajeado na manhã de sexta-feira e imediatamente começou suas atividades de assistência, incluindo a limpeza de residências e vias públicas, bem como a distribuição das doações. Mesmo após a entrega inicial de cerca de 25 toneladas de suprimentos, continuam recebendo mais doações.

O compromisso e a dedicação desses voluntários têm sido fundamentais para aliviar o sofrimento e a dificuldade enfrentados pelas comunidades afetadas pelas cheias, demonstrando o poder transformador da solidariedade em tempos de adversidade. Para mais informações e apoio, o grupo pode ser contatado através do Instagram @salveresgate.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários