Guarnição Militar de Alegrete já produziu mais de 3.400 máscaras de proteção ao Coronavírus

Após a recomendação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras pela população em geral, algumas Organizações Militares iniciaram a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras de tecido, toucas e aventais descartáveis, para a proteção de suas tropas.

Em Alegrete no 10° B Log,  já houve a produção de mais de 3.400 máscaras. Itens de segurança visam evitar a transmissão da Covid-19.

O 10º B Log começou a produzir máscaras para proteger os militares e de forma preventiva em ações de combate ao novo coronavírus. Segundo o 2° Tenente Infante, a produção dos equipamentos individuais teve inicio em 10 de abril. Por meio de protótipos e aperfeiçoamento da produção, o batalhão adaptou seu maquinário e treinou os soldados na confecção das máscaras descartáveis.

O início do processo foi de 80 chegando a 300 máscaras por dia. Até o momento foram produzidas mais de 3.400 máscaras que estão sendo distribuídas para outras unidades não só no Município como cidades vizinhas, 6º Regimento de Cavalaria Blindado, 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Hospital de Guarnição de Alegrete, 2ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, 12ª Companhia de Comunicações Mecanizada, 10º Batalhão Logístico (todos em Alegrete); 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Quaraí) e 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Uruguaiana). Para o 5º RCMec foram distribuídas 400 máscaras de proteção e para o 8º RCMec, 200 máscaras para o efetivo que participou de uma Ação Cívico Social (ACISO) em Barra do Quaraí.

Além do militares do 10° B Log, há dois da Cia Eng Cmb Mec;  dois do 6º RCB e um do 12º BE Cmb Bld, no total são dez militares na linha de produção.

 

“O 10º B Log está participando da Operação COVID-19 do Ministério da Defesa, por intermédio do Comando Conjunto Sul que engloba as tropas do Comando Militar do Sul do Exército Brasileiro na região sul do país. A 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, localizada em Uruguaiana, a qual o Batalhão é subordinado, vem empreendendo ações preventivas e de apoio aos órgãos públicos no enfrentamento à pandemia”- destacou o Comandante do 10° BLog.

Outras medidas igualmente relevantes estão sendo adotadas, como a higienização frequente das mãos com água e sabão e o uso de álcool gel 70% antes, durante e depois da utilização das máscaras.

Flaviane Antolini Favero