O Poeta da Aldeia, Hélio Ricciardi foi homenageado em um dos mais significativos eventos de divulgação da 36ª Feira do Livro de Alegrete.
Na noite de quarta-feira (24) o Centro Cultural foi o palco de um recital intitulado “Diário de um poeta de aldeia”, em homenagem a Hélio Ricciardi, duas vezes patrono da Feira do Livro, que faleceu em fevereiro deste ano.
Numa realização do Coletivo Multicultural de Alegrete, em parceria com o Centro Cultural, o recital passeou por poemas de diversas fases do autor, evidenciando seu caráter universal e atemporal, sem perder jamais o olhar sensível que lançava pela cidade, seu ritmo, e suas pequenas coisas.
A Família Ricciardi emocionou-se com a homenagem, que contou com a participação especial do escritor e médico Alexandre Alves, encerrando a apresentação, num texto assinado pela arquiteta Lilia Ricciardi, filha do poeta.
A vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazzani prestigiou a apresentação, valorizando a iniciativa e exaltando o significado de Hélio Ricciardi para a cultura alegretense. Paulo Amaral, do Coletivo, e Paulo Berquó, diretor do Centro Cultural, agradeceram a presença do público numa noite fria de junho, mas cujo calor humano brotava em cada verso do poeta.
Bolivar Marini e Izadora Figueiredo formaram com eles o quarteto que recitou os poemas. Os atores Mikael Queiroz e Flora Arnoud somaram-se ao espetáculo em uma performance inicial. No fundo musical, o violão de Dionathan Gonçalves.
Fotos: Jairo Blini