Por falta total dos recursos cientistas do Emílio não vão à competição nacional

O sonho de três estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Emílio Zuñeda de participar de uma competição nacional de foguetes não pode ser concretizado.

 Após saírem campeões da competição promovida pela UNIPAMPA, em julho , os alunos da Escola Emílio Zuñeda, Samara, Priscila e Vitor viram que sua dedicação e pesquisa em fazer e lançar foguetes poderiam ir bem mais longe.

Daí iniciaram o trabalho atrás de recursos para participar da competição nacional, a Mostra Brasileira de Foguetes- MOB Fog que será realizada em  Barra do Piraí – RJ de 17 a 20 de dezembro. O Emílio Zuñeda ficou entre as 200 escolas do Brasil selecionadas para essa competição, com lançamento de foguete à distância de 189 metros da base.

Com pouco mais da metade do valor para os três jovens cientistas e o professor, eles viram o sonho não ser concretizado.

O professor Marco Aurélio Peres Lemos informa que precisavam de 8 mil reais para as passagens e estadia, mas só conseguiram 4.800. E o mais importante é que vão devolver os valores a quem os ajudou.

A UNOPAR por acreditar nesses jovens, doou 2 mil reais, além de empresas locais que colaboraram . -Somos gratos a quem ajudou nesse projeto e devolver os valores é a forma de mantermos credibilidade para futuros trabalhos, já que sabemos as dificuldades de incentivo à pesquisa e projetos em escolas públicas.

Vera Soares Pedroso