A equipe da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santiago, coordenada pelo delegado de polícia Guilherme Milan Antunes, localizou uma senhora idosa abandonada em casa, em condições humilhantes, sem alimentação, bastante debilitada fisicamente e com frio. Sem forças, ela não conseguiu sair da cama para abrir a porta da casa para os policiais. O caso aconteceu no bairro Vista Alegre.
Um militar moraria com ela, porém não foi encontrado em casa. Segundo a Polícia Civil, que esteve na unidade militar onde o rapaz trabalha, ele estava em treinamento e não pôde ser ouvido. O suposto responsável pela idosa ainda teria acesso ao cartão de aposentadoria dela, porém não haviam mantimentos na casa e nenhuma cuidadora que providenciasse sua alimentação. A vítima apresentava uma visível perda de peso pela falta de alimentação adequada.
Na casa, os policiais da DPPA não encontraram alimentos em condições de consumo. Existem duas geladeiras, ambas vazias. A cozinha apresenta sujeira e as panelas também estão vazias.
A Polícia Civil não conseguiu identificar o nome correto e a idade da idosa pois ela apresenta dificuldades em se comunicar. Uma agente policial da DPPA entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social para que fosse prestado auxílio à idosa. Segundo vizinhos da vítima, servidores da Secretaria já teriam estado na residência, porém não tomaram nenhuma providência para ajudar a idosa. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.
Após a Polícia Civil confirmar a denúncia repassada pelo Blog Rafael Nemitz, o município comprometeu-se em enviar uma equipe para providenciar cuidados à idosa.
Uma ocorrência policial foi registrada e será aberto um inquérito para investigar de quem é a responsabilidade sobre a idosa. A pessoa que deveria cuidá-la poderá responder criminalmente.
Fotos e informações: Rafael Nemitz