Já deu parabéns ao vizinho? Hoje é o dia dele

Tem o vizinho o festeiro, o conservador, o modinha, o gente boa, o rabugento, o fofoqueiro. Qual deles é você?

Já deu parabéns ao vizinho? Hoje é o dia dele
Já deu parabéns ao vizinho? Hoje é o dia dele

A relação turbulenta entre vizinhos existe há muito tempo e todos tem alguma história inusitada para contar. Os mais antigos dizem que o mais próximo da família é o vizinho, que sabe tudo que acontece na sua casa mesmo sem conversar com você. Isso mesmo, e muitas pessoas já foram “salvos” devido à curiosidade dos vizinhos.

A data não é a oficial. Cada lugar comemora o Dia do Vizinho em datas diferentes, mas o importante é comemorar. Antigamente raramente os vizinhos não se conheciam e quando alguém se mudava para a vizinhança, a visita de boas vindas era garantida. Hoje, com o passar do tempo e o desenvolvimento das cidades, a coisa mudou. Podemos citar a violência como o principal fator que contribui com a extinção desse costume em vários lugares do mundo, porém é comum ainda ver vizinhos conversando e tomando mate em cidades pequenas e de médio porte.

 O ser humano sempre viveu em sociedade, por isso é normal que todos da rua ou bairro se conheçam. Nos dias atuais é mais do que bom manter uma relação agradável com os vizinhos, nunca se sabe se vai precisar de um. Quando aquela encomenda tão esperada chega e você não está em casa, que é que pega para você? Com a pandemia aprendemos que as pessoas são importantes e que devemos valorizá-las enquanto ainda há tempo.

TIPOS DE VIZINHOS

  • Vizinhos Barulhentos: música alta, filme no volume máximo, conversa como se estivesse usando um microfone, adora uma reforma na casa e vive batendo os pés. O típico vizinho que estraga o sono de muita gente.
  • Espertinhos: pede seu jornal, seu wifi, seu chimarrão… Aqueles que querem tirar vantagem em tudo, agem sempre com má-fé.
  • Fofoqueiros: esse tipo sim incomoda e estressa! Não precisa nem comprar câmeras de segurança para a casa porque ele faz esse trabalho. Sabe onde você foi, com quem e que horas chegou e ainda espalha tudo que descobrem para a vizinhança inteira.
  • Festeiros: estão sempre à procura de algum motivo para festejar, seja de dia ou de noite, o importante é ter festa. Sempre com bebida, som alto, bastante gente e altas gargalhadas. Geralmente incomoda muito as pessoas mais velhas devido ao grande fluxo de pessoas estranhas perto da sua casa.
  • Rabugentos: vivem reclamando das ações dos outros vizinhos. Se colocou no lixo errado, se esta com som alto, se o cachorro está latindo… É conhecido na vizinhança como o vizinho reclamão que passa procurando algo para reclamar. Geralmente esse tipo de vizinho tem gatos como animais de estimação.
  • Vizinho gente boa: participa do teu dia a dia, respeita tuas ações e até te convida pra tomar um mate de tardezinha. Aquele vizinho que não incomoda e não se incomoda. Uma delícia de tê-los por perto.
  • Vizinho fantasma: passa tanto tempo longe de casa que nem parece um morador, mas um cuidador de plantas que aparece só para dar água e ir embora.
  • Casal insuportável: brigas como café da manhã e sobremesa é o que esse casal te oferece. Brigam demais, se “xingam” e depois estão como se nada tivesse acontecido Será que é casal briguento ou casal bipolar?

Vale lembrar que se estão faltando alguns vizinhos, esses podem ser você. (risos)

Geovanna Valério Lipa

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários