Jogador troca o futebol pela corrida, melhora a alimentação e elimina 18kg

Uma entorse no joelho sofrida durante uma partida de futebol deixou o capixaba Thiago Monção longe de qualquer atividade física por três longos anos. No período, passou por cinco médicos e percebeu que era necessário voltar para a academia, fortalecer o joelho e mudar seus hábitos. Ele sentia que precisava fazer algo, pois nesse tempo só comia, estudava, trabalhava, dormia, não tinha tempo para cuidar da saúde como deveria e engordava 18kg (chegando a pesar 103kg).

Thiago Moncão Eu Atleta montagem minha história (Foto: Arquivo Pessoal)

– Passei a perceber que eu só usava camisas que escondiam a verdade e estava perdendo todas as minhas roupas. Além disso, sentava na cadeira e a barriga me incomodava, o cinto me machucava e tinha de afrouxá-lo. Sempre fui um cara extrovertido, passei a ser “reclamão”, mau humorado, com autoestima baixa e só tinha “amigos de copo”. Tinha de mudar isso – lembrou.

Para melhorar a forma física, passou a praticar corridas leves e musculação na academia (trabalho de hipertrofia), mas a alimentação ruim não fazia os resultados aparecerem como desejado e ele desanimava. Em 2012, deixou de malhar e começou a se dedicar exclusivamente aos treinos de corridabicicleta e natação.
– Meu joelho foi aceitando aos poucos e fui respeitando meus limites. Nunca sentir dor nos joelhos para nada, somente para subir alguns degraus altos de escadas e pular, por exemplo. Não era dor, era apenas um desconforto – disse.
Desde que começou a correr, Thiago procurou vencer barreiras “alcançáveis”. A meta inicial era correr 5km abaixo de 30 minutos, depois passou para 10km abaixo de uma hora, buscou 15km com o mesmo ritmo de 10km, fez a Volta da Pampulha (19km) e uma prova de revezamentos com outras seis pessoas correndo um total de 115km

– No fim de janeiro, entrei para uma assessoria de corrida e comecei a regrar a minha dieta, cortando álcoolfriturasdoces e refrigerante. Fazendo isso e iniciando os treinos para a maratona, comecei a secar com rapidez e ouvi elogios. Foi ali que comecei a ver os resultados, pois antes eu perdia peso, mas continuava me sentindo inchado. Hoje estou com 85kg e duas maratonas na bagagem.

Thiago Moncão eu atleta (Foto: Arquivo Pessoal)

motivação para treinar e melhorar cada vez mais Thiago buscou através das amizades que o esporte lhe deu. O trabalho, a relaçao entre amigos e familiares a disposição só melhoraram.

– Quando comecei a correr, olhava para um senhor de 65 anos que treinava conosco e pensava: “Será que um dia vou correr como ele?”. Achava absurdo e até duvidava um pouco sobre o que seria minha corrida depois de algum tempo treinando focado. Paralelo a isso, criei uma conta no Instagram para mostrar os meus treinos, fotos e palavras motivacionais. Encaro como uma vitória por semear o bem e a qualidade de vida – encerrou.

Fonte: Globo Esportes