Jóquei de Montenegro está em coma após sofrer acidente com cavalo na Bolívia

Alex Airoso, 53 anos, teve uma lesão neurocerebral no dia 12 de setembro. Família busca apoio para custear tratamento e trazer ele para hospital no Brasil.

O tratador de cavalos e jóquei Alex Airoso, de 53 anos, deixou Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ainda jovem para viver de sua paixão pelos animais em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Há 10 dias, porém, um acidente o colocou em coma, do qual ainda não despertou.

No dia 12 de setembro, ele estava na cidade de Santa Ana del Yacuma, do departamento de Beni, preparando um cavalo de corrida. O animal travou as patas dianteiras e o projetou ao chão, esmagando-o na sequência.

“Meu pai está com saúde muito delicada. Tem um trauma neurocerebral muito sério”, conta o filho Brayan, de 23 anos.

Alex foi removido para o Hospital Germán Busch, em Trinidad, a 600 km da capital boliviana, La Paz. No entanto, como ele não tinha seguro ou plano de saúde e o sistema público boliviano é diferente do brasileiro, a família está perto do esgotamento dos recursos.

Apenas a diária do hospital, segundo o filho, custa 1.000 bolivianos (cerca de R$ 810). Uma vaquinha online foi criada pela família no Brasil para arrecadar dinheiro para o tratamento.

“O hospital não é como aqui. Não tem SUS, não tem custeio do governo. Já enviaram R$ 6,5 mil, mas não é o suficiente. Não paga nada. Precisa para exames e mais a diária do hospital”, diz William Eduardo Fachini, genro da irmã de Alex.

intenção da família é conseguir transportá-lo para um hospital no Brasil e continuar o tratamento como cidadão brasileiro.

“Já houve melhorias, porque foi entubado. Mas a recuperação vai ser lenta. Eu sei que Deus vai curá-lo”, diz Brayan.

Fonte: G1