Largo do Centro Cultural se transforma em Cidade do Procon, nesta terça

Neste 21 de outubro, o Largo do Centro Cultural, é palco da 4ª edição do evento Rua Cidade do Procon, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Uma diversificada programação está prevista, numa estrutura montada no largo. Várias tendas irão oferecer serviços ao público consumidor.

Das 9h30min, até às 17 h, acontecem palestras, atendimento ao público, oficinas, projetos de escolas, empresas e entidades do Sistema ‘S’.

Destaque para uma unidade móvel do FGTAS/Sine. A agência local do Sine, estará realizando expediente externo no Sine móvel em adesão à Rua Procon. Está previsto um atendimento de intermediação de mão de obra.

Interessados em se candidatar às vagas de emprego devem comparecer ao local com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Já para encaminhar a 1ª ou 2ª vias da Carteira de Trabalho é necessário apresentar a seguinte documentação:

1ª via

1 – Carteira de Identidade ou Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação, desde que conste data de expedição e FOTO ou Carteira de Registro Profissional. O documento deve ser original e estar em bom estado. CNH não é aceita.
2 – Certidão de Nascimento, para solteiros, ou Certidão de Casamento, com averbações, se houver. O documento deve ser original e estar em bom estado.
3 – CPF. Os dados cadastrais de CPF devem estar corretos e atualizados conforme identidade e certidão.
4 – Comprovante de residência com CEP da rua.
Obs: Título de Eleitor e CNH podem ser incluídos desde que sejam apresentados os documentos originais.

2ª via (continuação/inutilização)

Os mesmos documentos exigidos para a 1ª via, além da Carteira de Trabalho anterior.

2ª via (perda/roubo/extravio)

Os mesmos documentos exigidos para a 1ª via, além do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil e de documento com número e série da Carteira de Trabalho anterior, como cópia da CTPS, Termo de Rescisão, Contrato de Trabalho, Ficha de Registro de Empregado ou declaração do empregador, extrato completo do FGTS, extrato do PIS, extrato INSS, requerimento do seguro-desemprego etc. Se o interessado nunca teve sua CTPS assinada, o nº e a série poderão ser fornecidos pelo Ministério do Trabalho (av. Mauá, 1.013, na capital), mediante apresentação do extrato do INSS e do extrato do FGTS (ou comprovante do PIS).

O Sine Móvel da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social tem a missão de levar os serviços da FGTAS à população em ações de cidadania e locais de grande demanda.

  1. Também está previsto uma feira da saúde, cortes de cabelo, biometria, assessoramento jurídico; campanha de doação de sangue, operadoras Claro, Vivo, Oi. RGE Sul através de um técnico em segurança do trabalho, dois técnicos e duas atendentes ao público, além de um representante da leitura e entrega de boletos. A participação de todas as secretarias municipais, internet coma Interneith e a CORSAN e UABA.

Júlio Cesar Santos                    Fotos: Alair Almeida e reprodução