Laticínio Mandaká instala, na BR 290, central de recebimento de leite para Alegrete e região

Representantes da empresa Mandaká Alimentos, Dulcinei Rostirolla e Eraldo Machado estiveram fazendo uma visita, no dia 10 de outubro, ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete, Jesse Trindade dos Santos e ao Prefeito da cidade, Márcio Amaral.

Relataram que a empresa após um ano coletando leite na região, conseguiu se instalar, formalizando contrato de 24 meses de aluguel e já colocou em funcionamento um posto para recebimento de leite em Alegrete, com o objetivo de centralizar a coleta dos municípios vizinhos. O Local está localizado na BR 290, onde já fora ocupado no passado por outra empresa que finalizou as atividades na região.
Segundo Dulcinei, a empresa investiu em equipamentos e melhorias das instalações, valores próximos a meio milhão de reais, além da contratação de um responsável técnico para atendimento aos produtores que entregam a produção para o laticínio. Comentou também que no local estão trabalhando mais quatro pessoas contratadas. Eraldo comentou que a empresa tem interesse em investir mais e permanecer na região, no entanto precisa aumentar o volume coletado, seja com novos produtores ou fazendo os atuais produzirem mais, a fim de diminuir custos de frete, pois a distância do município de Alegrete até a planta industrial da empresa na cidade de Nova Boa Vista, no norte do Estado, é de 479 km pelo trajeto mais curto e o caminhão tem ido sem capacidade máxima.
Acompanhou a reunião o Engenheiro Agrônomo da SEDETUR, Leonardo Cera, responsável pelo fomento ao desenvolvimento da bacia leiteira do município. Leonardo relatou que o Programa MAIS LEITE Alegrete vem buscando somar esforços e construir parcerias com o foco em aumento de escala de produção nas propriedades e na qualidade do leite produzido, sendo que hoje está em funcionamento o projeto Balde Cheio, viabilizado através da parceria entre Acripleite e Sicredi – Valor S, e outros projetos com Fundação Maronna, SEBRAE, Embrapa , Emater, Dr. Pastagem e Sedetur.

 

O Prefeito Márcio Amaral fez um resumo desde quando trabalhava diretamente na extensão rural junto aos produtores de leite até os dias atuais, comentou também que hoje Alegrete junto com Santana do Livramento são as cidades que mais produzem leite na região.
O Secretário Jesse aproveitou o momento e comentou que a prefeitura está trabalhando para viabilizar a área industrial e em breve será lançado um edital de chamamento público para cedência dos terrenos para empresas que desejarem se instalar no local, atraindo investimentos que proporcionem novos empregos e geração de renda para a cidade.
Os representantes do laticínio comentaram que é uma ideia interessante, o que pode viabilizar no futuro, a construção de uma sede própria da empresa na região.
O Prefeito Marcio Amaral e o Secretário Jesse Trindade foram convidados a conhecer durante o mês de novembro as instalações da empresa Mandaká na cidade de Nova Boa Vista.

DPCOM

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *