Lougas, o Ceará dos Pampas, encontrou em Alegrete o amor pelas corridas de rua

Lougas Araújo, é conhecido como Ceará. Aos 29 anos, o militar Cabo do 12° Be Cmb Bld. Natural de Tauá no Ceará, ele chegou ao Rio Grande do Sul para trabalhar em 2016, com os tios que residem em Erechim. Trabalhou como vendedor e cobrador de vendas de enxoval.

Em 2018, fez o alistamento militar e acabou designado para o município de Alegrete em 2019. Ele conta que antes fazia atividades físicas, como jogar futebol e vôlei mas percebeu que a corrida foi um achado – uma experiência incrível – resume. Atividade para manter a saúde em dia, porém com os treinamentos militares e treinamentos no dia a dia, teve oportunidade de participar das Olimpíadas do Quartel.

Foi onde se apaixonou de vez pelo atletismo. “Me achei e vi que eu poderia ir mas além do que apenas simplesmente treinar para manter a saúde. Eu percebi que eu poderia começar a competir e participar de provas.

Atualmente, Lougas segue treinamentos com assessoria do professor Leonardo Leonardi. “Tenho muito orgulho em fazer parte desse time que hoje chamo de família, aonde tive o prazer de conhecer várias pessoas. Sou grato a Deus por ter colocados pessoas especiais como todos que fazem parte desse grupo e grato por esse esporte que é a corrida de rua dentre outros eventos.

Oportunidade para melhorar a renda depende de cada um; veja esse exemplo

Confira um bate papo com o Ceará:

Portal: Como é morar na 3ª Capital Farroupilha, vindo de tão longe ?

Jamais esqueceria minhas raízes, tenho muito orgulho em falar que sou do Ceará e que sou nordestino. Mas aprendi que devemos procurar o sentido da vida e saber que além daquele lugarzinho amado que se chama aconchego tem um mundo lindo lá fora. Hoje me vejo que estar aqui me deixa uma pessoa mais completa e saber que você pode construir um novo lar em qualquer situação ou lugar. Aprendi muito com as culturas locais e poder tirar exemplos com o nosso querido Big Brother Matheus. Eu o já conhecia de vista, mas nunca tive oportunidade de conversar. Sou fã desse cara, torci pra ele e estive acompanhando do início ao fim, enquanto estava na casa. Uma pessoa incrível e especial, e que durante a participação na casa aprendi muito com ele. Foi através dele que percebi o quanto essa cidade é maravilhosa.

Portal: O que tu tem mais saudade do Ceará ?

Sinto saudades da família e dos amigos próximos. As comidas típicas de nossa cultura cearense, isso me faz uma enorme falta.

Portal: Hoje, tu já está adaptado no cotidiano da cidade. O que foi mais difícil na tua adaptação em Alegrete ?

Sim. Alegrete é uma cidade ótima. Boa de se morar, gosto da cultura local, aonde vejo que pessoal preserva muito. A adaptação foi tranquila. Não percebi dificuldade.

Portal: O que tu mais gosta da cidade ?

Além da Orla do Regalado que gosto muito de treinar, admiro também a Praça dos Patinhos.

Portal: Estamos em período eleitoral. Como cidadão, o que tu pediria ou sugeria ao novo governante de Alegrete ?

Estou na cidade desde 2019, e no meu ponto de vista o que falta ou que poderia melhorar mais a questão de empregos locais. Percebo que isso tem poucas opções de mercado de trabalho. E a infraestrutura da cidade, creio que pode ser melhor. Um exemplo, é a nossa rodoviária precisa urgente de um apoio principalmente nos horários à noite ou na madrugada. Quem chega ou quem sai nesses horários, carece de estar mais tranquilo em questão de segurança e apoio local. Outro ponto é o apoio para o atletismo. Eu vejo que não temos muito apoio nesse âmbito, também poderia ter uma pista de atletismo para podermos treinar mais seguros e tranquilos. Não é fácil correr na rua, nem todos respeitam ou sabem dividir os espaços.

Portal: Qual a melhor corrida que tu já participou ?

Todas competições que participei até agora me trouxeram uma bagagem incrível. Mas ainda não tenho alguma pra chamar de favorita. No dia 28 setembro, estarei indo participar da Maratona Internacional em Porto Alegre. Lá vou competir na distância de 21km, e sem dúvidas essa é minha prova alvo.

Portal: A corrida de rua teve um crescimento nos últimos dois anos em Alegrete. Qual o teu maior objetivo em 2024 ?

Percebi isso. Antes eu via poucos corredores na rua, hoje cresceu muito mais o números de pessoas praticando esse esporte. Meu objetivo além de querer inspirar outras pessoas a correr é praticar atividades físicas e também conseguir um tempo bom na prova em Porto Alegre. Estarei competindo na distância dos 21km, e esse evento é sem dúvidas, um dos maiores da Região Sul. Estou trabalhando e treinando dedicadamente pra isso se tornar possível.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários