
O cancelamento automático foi realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025, conforme estabelecem a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.737/2024 e o Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral nº 1/2025.
Em Alegrete, o TSE aponta que são 57.938 eleitores aptos. Entre os faltosos foram 2.772, sendo recebidas 130 regularizações. No entanto, foram 2.620 títulos cancelados no município. Entre o montante, 59% são homens e 41% de mulheres.
Entre a faixa etária a que maior teve cancelamento é entre 25 e 29 anos com 567 eleitores. Já entre 30-34 anos, 476 tiveram o documento cancelado e na faixa etária 35-39, foram 353 títulos cancelados.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
O número representa cerca de 3,17% do total de 159.002.404 eleitoras e eleitores aptos no Brasil atualmente. Os cancelamentos atingem eleitores que não votaram, não justificaram a ausência nem regularizaram a situação por meio do pagamento de multa no prazo legal — que venceu no dia 19 de maio. Importante destacar que 26.108 títulos não estavam sujeitos ao cancelamento por pertencerem a grupos para os quais o voto é facultativo ou estão em situações excepcionais previstas pela legislação eleitoral. E 17.505 títulos passaram por cancelamento posterior, por diferentes razões, como a informação de óbito.
Quem teve o título cancelado pode solicitar a regularização de forma prática e segura por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, acessível tanto no site do TSE quanto nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs), com redirecionamento unificado ao Portal do TSE.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Caso o eleitor ainda não tenha dados biométricos cadastrados, o sistema informará a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias após o pedido para realizar a coleta. Se a biometria já estiver registrada e válida, o processo pode ser concluído integralmente pela internet.
Conforme a Resolução TSE nº 23.737/2024, será exigida nova coleta biométrica nos casos em que os dados tenham sido capturados há mais de 10 anos e não tenham sido utilizados para validar a identidade do eleitor no mesmo intervalo.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
A consulta à situação do título pode ser feita no site do TSE, informando o número do CPF ou do título do eleitor. O eleitor poderá verificar se seu título está regular, cancelado ou suspenso e dar início à regularização, se necessário.
A Justiça Eleitoral reforça a importância de manter a situação eleitoral em dia, para, além de poder votar nas próximas eleições, também poder assumir cargos públicos, renovar documentos e obter passaporte, entre outros.