Mais de 230 fêmeas já foram inseminadas através do Programa Dissemina

Técnico Carlos Augusto Squizani prepara equipamento para inseminação artificial
A Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP) da Prefeitura de Alegrete está dando andamento ao projeto Dissemina, programa estadual de incremento à qualidade genética de bovinos de pequenas e médias propriedades. Com o apoio da Emater,o programa está beneficiando cerca de 18 produtores em seis localidades do município e está terminando o ano com o trabalho bastante adiantado.
Coordenado pelo médico veterinário, José Roberto Funck Teixeira, e tendo o auxílio técnico de Carlos Augusto Squizani, o programa vem implementando técnicas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), que tem como objetivo agilizar o processo de inseminação, visando maior eficiência e sucesso do projeto. O trabalho conseguiu atendeu 233 animais das localidades Rincão do 28, Jacaquá, Caverá, Lageado Grande e Parové. A previsão é de que, ao todo, 500 fêmeas sejam revisadas e inseminadas.
Junto ao trabalho de revisão de fêmeas, um convênio firmado entre SAP e o curso de Medicina Veterinária da Urcamp está realizando exame andrológico nos touros das propriedades atendidas. Para o secretário de Agricultura e Pecuária Alberto Pinheiro Machado Prates, o programa dá a oportunidade de pequenos produtores terem os benefícios do melhoramento genético.”Este programa é de grande importância para os pequenos e médios produtores por proporcionar acesso a genética de ponta e consequentemente melhorando suas rentabilidades”,comenta.