Mais um ‘não” e Mirian voltou de Canoas sem o balão intragástrico

Obesidade é doença, diz Mirian Abreu ao falar sobre o que ocorreu na sua última consulta no último dia 3 em Canoas.

A alegretense que há anos está numa luta pela vida, pois tem entre vários problemas de saúde, o mais grave, obesidade mórbida. Mirian foi em busca da colocação de um balão intragástrico, uma das opções para inicialmente perder no mínimo 10% do peso para a cirurgia bariátrica, ficou sabendo que este procedimento não é mais realizado pelo SUS.

Em seu perfil ela descreveu o resultado da consulta e citou: sim, é essa a notícia, não tem mais balão pelo SUS!

Em contrapartida, a promessa do médico cirurgião Dr Fernando Farias que, após dia 4 de Janeiro, vai conseguir um leito e interná-la por tempo indeterminado, até fazer a cirurgia. Esse período será para que ela possa realizar exames, dieta, acompanhamento psicológico e nutricional, até perder o peso necessário para fazer a cirurgia bariátrica. Outra saída é buscar o balão intragástrico através da Justiça.

” Continuo no mesmo beco sem saída, mas em momento algum passa pela minha cabeça desistir. Me mandaram pra Canoas e lá, vão resolver minha situação. Demore o tempo que for. Obesidade é DOENÇA e lá que vou me tratar! É isso. Realmente parece novela, mas eles não pensem que vai ter o final que eles querem. Não podem me liberar do sistema de Canoas, porém, não tem uma solução imediata para meu caso. Na consulta, não quiseram nem me dar um laudo,enquanto que o cirurgião, que é Diretor do Hospital, me deu uma chance em meio a tantos nãos.” descreveu.

Há quatro anos Mirian aguarda pelo dia em que vai fazer uma cirurgia bariátrica. Com obesidade mórbida, ela disse que algumas pessoas não valorizam a vida.” Tem noites que eu até nem gostaria de passar. Fico imensamente grata por ter um ventilador bom, que eu ganhei, um ar-condicionado, mas preciso do meu organismo para viver” – desabafou.