Marcha do Cavalo Crioulo, ferramenta de seleção da raça, inicia neste 18 de junho

A 20ª edição da Marcha Anual de Resistência do Cavalo Crioulo tem largada neste 18 de junho, às 8h, do Sindicato Rural de Quaraí, com a participação de 35 conjuntos. Serão percorridos 750 quilômetros em 15 dias, com chegada no dia 2 de julho.

A prova tem o objetivo de selecionar rusticidade, resistência e capacidade de recuperação dos animais, e neste ano, marca os 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

A programação durante a Marcha contará com Paleteada, palestras, entre outras atividades.Os exemplares estão concentrados desde 19 de maio na Estância Santa Rita do Jarau.

Depois de gravíssimo acidente, ele contrariou prognósticos médicos, venceu cada desafio e hoje vê a vida com outros olhos

O coordenador da subcomissão de Marcha da ABCCC, Luiz Mario Diaz, afirma que a expectativa é muito boa. “A prefeitura e o Sindicato Rural de Quaraí, assim como o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município, estão muito engajados no processo da Marcha, que é uma ferramenta de seleção da nossa raça, marca muito importante para nós gaúchos”, enfatiza, colocando que todos os cuidados estão sendo tomados, inclusive para que a estrada esteja com as melhores condições para que os animais consigam demonstrar realmente o são capazes de fazer ao longo do percurso.

Conforme Diaz, a Subcomissão de Marcha ficou muito feliz com a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei que torna a prova uma manifestação da cultura nacional, e que agora aguarda sanção presidencial. “É uma prova fidedigna ao serviço realizado nas estâncias demonstrado durante os 15 dias da Marcha.

A pegada dos cavalos e largada para a estrada são realizadas no mesmo horário em que os peões saem para o campo nas estâncias. E o café da manhã é um churrasco, seguindo a tradição dos gaúchos antigamente.

Portanto, acreditamos que realmente é a prova que mais tem a ver com a manifestação cultural e com o nosso dia a dia do campo”, observa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários