Meio ambiente amplia coleta seletiva em Alegrete

A Secretaria de Meio Ambiente está ampliando a coleta seletiva em Alegrete e, agora o caminhão vai passar na Avenida Rondon e na Rua Maurício Cardoso de acordo com a Secretária Gabriela Segabinazzi. Na Rondon, o caminhão vai passar às segundas, quartas e sextas- feiras por volta das 10h.  Já na Rua Maurício Cardoso a coleta será nas terças, quintas e sábado por volta das 11h.

A coleta seletiva foi implantada em setembro de 2019, abrangendo as principais ruas do centro e cidade alta, através de dois sistemas: em algumas ruas, houve a alocação de contêineres para que as pessoas descartem os resíduos recicláveis no azul e os orgânicos no marrom.

Em outras ruas, no entanto, não há implantação dos contêineres, por isso o descarte deve ser feito em recipientes, sacolas ou embalagens identificadas como resíduos Secos/Recicláveis e colocados na rua o mais próximo possível do horário da coleta.

A reciclagem é um instrumento considerado importantíssimo na Política Nacional de Resíduos Sólidos não só na esfera ambiental, mas também por exercer um impacto social e econômico. Antes da implantação, houve um trabalho desenvolvido de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com servidores da Secretaria de Infraestrutura e integrantes das cooperativas, sobre como seria a coleta. Foi um esforço feito em conjunto para que a população já tivesse consciência de como deveria ser realizada a separação e o descarte de seus resíduos. Também foram realizadas atividades educativas na Sala Verde do Porto dos Aguateiros, assim como palestras em escolas, instituições e empresas, ampliando o grau de conscientização junto à população.

Descartando corretamente os resíduos

LIXO SECO (RECICLÁVEL)

Todos os resíduos recicláveis devem ser limpos e descartados nos contentores azuis:

Metal (Latas de alumínio de bebidas, latas de condimentos)

Papel (Jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas, panfletos, embalagens Tetra pak)

Plástico (embalagens plásticas, garrafas pet, sacolas plásticas, recipientes plásticos em geral)

Vidro (garrafas, copos, frascos)

LIXO ORGÂNICO (ÚMIDO)