Mestranda da Unipampa realiza pesquisa sobre o consumo de informações de interesse público

A pesquisa tem o objetivo de verificar o interesse da população regional da Fronteira Oeste/RS em consumir conteúdos informacionais – notícias - que são de interesses público e que influenciam diretamente a sociedade

Pesquisa sobre consumo de notícias
Pesquisa sobre consumo de notícias

A jornalista Gabrielli Leiria, mestranda em Comunicação e Indústria Criativa pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja, está desenvolvendo uma pesquisa sobre o consumo de informações de interesse público na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

O projeto faz parte do componente curricular Planejamento da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Pampa (PPGCIC), na linha Comunicação como Indústria Criativa. O programa de pós-graduação tem como pré-requisito a criação de um produto ou processo com relevância social e regional a ser produzido pelo discente do Programa.

Unipampa, campus Alegrete, promove avaliações do processo de ensino remoto

Como parte do planejamento, Gabrielli afirma que “a pesquisa tem como objetivo verificar o interesse da população regional da Fronteira Oeste – RS em consumir conteúdos informacionais (notícias) que são de interesses público e que atingem diretamente a sociedade”.

O trabalho da pesquisadora visa contribuir com a reflexão sobre o jornalismo como forma de conhecimento e suas possibilidades, na cultura da convergência, para a aproximação dos cidadãos com informações sobre os órgãos públicos, tendo como objeto de pesquisa a região da fronteira oeste gaúcha.

Unipampa: campus Alegrete investe no sistema de microgeração fotovoltaica

Conforme Gabrielli, os objetivos da pesquisa são: “conseguir traçar o perfil do consumir de notícias e, descobrir, a partir das suas expectativas, o melhor formato e plataforma para o desenvolvimento de um produto comunicacional para região”. A pesquisa tem o propósito de contribuir para o incentivo da comunidade local ao consumo de informações que são de interesse público e o acesso à informação como exercício da sua cidadania.

A mestranda menciona que, a partir do levantamento será possível determinar quais cidades, segundo perfil da sua comunidade, apresentam a necessidade de um produto jornalístico dessa temática. Por isso, é importante a participação da população regional. Nesse sentido, Gabrielli convida a comunidade da fronteira oeste, sobretudo, os alegretenses a responderem sua pesquisa. Ela criou um formulário, de fácil acesso, com onze questões (a maioria objetiva), em que o interessado em contribuir com a pesquisa demora poucos minutos para participar.
Para responder ao questionário, é só acessar o link: https://forms.gle/9bg9F3Kaaip8JuY9A

Não é necessário realizar login ou se identificar. A pesquisa ficará disponível previamente pelo período de dez dias, podendo ser estendido conforme necessidade da coleta de dados da pesquisadora.
A pesquisa tem a orientação da professora Dra. Vivian Belochio.

Curso de Engenharia Agrícola terá turmas só na Unipampa

Para finalizar, é importante destacar que, para que os avanços necessários aconteçam na sociedade, é fundamental o apoio à ciência, pesquisa e educação.

Laís Alende Prates

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários