Cientistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram passagem de corpo celeste, na madrugada de domingo (13).
Um meteoro foi observado por cientistas cruzando o céu de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, às 2h24 da madrugada deste domingo (13). Segundo o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, o corpo celeste de longa duração foi visto em pontos do RS e de Santa Catarina.
De acordo com Carlos Fernando Jung, diretor da Região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do observatório, o meteoroide teve origem no Sistema Solar.
O objeto se transformou em um meteoro ao ingressar na atmosfera da Terra, a uma altitude de 92,52 km. O meteoro foi extinto a 64,19 km de altitude. A passagem do aerólito teve uma duração de 4,39 segundos, com um trajeto sul para norte no RS.
Como o meteoro foi registrado por duas câmeras, a de Jung e a do observador catarinense Jocimar Justino, da Bramon, “foi possível determinar a órbita” do corpo celeste, explicou o cientista gaúcho.
A magnitude do objeto, ou seja, seu brilho, foi de -3,19. O Sol, por exemplo, tem magnitude aparente de -27. Já o indicador de brilho da Lua cheia é de -12,5.
Fonte: G1