Miguel, o alegretense criador do Tento y Crina, é um apaixonado pela arte da gineteada

O alegretense Miguel Ceolin Marques, hoje com 18 anos, é um apaixonado pela arte da gineteada desde guri.

Influenciado pelo pai Fabiano Marques que foi ginete e apoiado pela mãe Suelen Ceolin, ele começou aos 8 anos participar de rodeios. Mas com 4 anos já olhava vídeo, no tempo do CD, lembra o pai.

Miguel sempre foi fascinado por provas de gineteadas. A paixão é tanta que hoje ele administra um blog específico sobre a modalidade. A ideia do blog nasceu durante a festa “Cultivando a Tradição da Tropilha Inhanduí”, em Alegrete. Foi através do amigo Mateus Costa Leão, tropilheiro da cidade de Aceguá, que estava na cidade a convite da família Marques.

Miguel com o pai Fabiano Guabijú e o amigo Mateus.

Mateus trocou ideia, conversou com Miguel, e foi incentivando a criar um blog já que gostava da gineteada e passava envolvido com cavalos. O guri aceitou a sugestão e logo criou uma identidade visual e nome para o blog – Tento y Crina. Daí em diante, o alegretense começou a divulgar os rodeios ganhando seguidores através de publicações de imagens e vídeos de gineteada. Detalhe na imagem do blog é uma foto do maior ginete alegretense na atualidade Alex Silva, o Lelé.

Lelé gineteando e Miguel (ao fundo), fazendo um vídeo. A foto ilustra o blog Tento y Crina

E foi num Redomão da Lagoa, tradicional evento de doma que ele conheceu o influenciador Denisser Paz do blog Palanque 1. Foi ele o responsável por impulsionar o blog do alegretense e apadrinhou Miguel, que de 400 seguidores pulou em pouco dias para 10 mil e hoje possui mais de 26.500 seguidores. O guri aprendeu detalhes de edição, filmagens e aliado ao seu dom, hoje é sucesso da Fronteira Oeste para o mundo. Denisser, seu dindo, como Miguel se refere, que hoje faz parte da família pelo carinho que tem com Miguel e é padrinho do seu irmão Gonçalo Marques.

Leia mais: Vídeo: motorista de caminhonete atropela cão e não presta assistência

Miguel com Romário Arce Ferreira, tricampeão do Jesus Maria, seu amigo.

Miguel é reconhecido por tropilheiros, ginetes do Brasil, Argentina e Uruguai. Por onde passa cativa pessoas e ganha mais seguidores. Nas suas lentes retrata ginetes e aporreados nos maiores e melhores rodeios do Rio Grande do Sul. Ele reside em Aceguá desde 2020, quando a familia saiu de Alegrete para trabalhar na Fronteira com o Uruguai.

Em 2024, Miguel esteve em Alegrete para o Rodeio Crioulo, durante a premiação foi homenageado com um quadro com uma foto sua desenhada em ação num rodeio e ganhou uma égua aporreada da organização. Seu trabalho foi reconhecido, em razao do amor pela gineteada. Emocionado, ele agradeceu e disse – Eu faço porque gosto. Bastante metódico e criterioso, Miguel filma, tira fotos e edita tudo para atualizar o blog.

Leia mais: Uma emoção que não cabe no peito: diz Matteus Amaral ao receber troféu Freio de Ouro na Expointer

Em 2025, vai cursar Arquitetura na Urcamp em Bagé. Mas o Tenta y Crina vai continuar levando o melhor da gineteada sob o olhar de um alegretense que conta a história desta tradição cultivada pelo povo gaúcho.

Leia mais: Mãe lamenta pedido judicial negado para realizar exame no filho: “não temos 9 mil reais”

Fotos: acervo pessoal

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Milton Maciel

Parabéns, Miguelzinho,tu merece !!!