Depois da informação na manhã de ontem(27), de que quatro médicos foram desligados do Programa Mais Médicos (PMM), que está em transição para o Médicos pelo Brasil, instituído pela Lei nº 13.958 e executado pela Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), durante a tarde, o Ministério da Saúde informou à Secretária de Saúde, Haracelli Fontoura, que um médico vai ser enviado ao Município.
Assassinato de homem a facadas foi de incomum brutalidade
Conforme Haracelli, desde a informação do desligamento de quatro médicos do Programa Mais Médicos (PMM), na noite de terça-feira(26), a Secretaria da Saúde já iniciou o trabalho para garantir a manutenção dos serviços de atenção básica de saúde.” A presente situação é de extrema preocupação, e exige superação em curto prazo. Nesse sentido, a SMS aposta no diálogo entre as esferas municipal, estadual e federal”- destacou a Secretária.
Os profissionais atuavam nas ESFs Piola, Vera Cruz, Rondon e no programa itinerante Saúde vai ao Campo.
A Prefeitura reitera que o Mais Médicos demonstrou ser uma das principais conquistas do movimento municipalista frente à dificuldade de realizar a atenção básica, com a interiorização e a fixação de profissionais médicos em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.
Importante destacar que a estruturação e a organização da Atenção Básica de Saúde é pauta permanente no Executivo.
“Somente a ESF da Saint Pastous está sem médico e isso deve ser suprido pelo edital de contratação, as demais, a Piola tem o terceiro turno, assim como a ESF Rondon, que ainda tem um profissional de 20h. Outro que ficou sem médico é a ESF Itinerante.”- descreve.