Ministro afirma que UFSM contribuiu para o recorde de inscrições no Enem

Adoção total da Universidade Federal de Santa Maria ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode ser um dos fatores que ajudaram no crescimento de 21,8% no número de inscritos

 
A adoção total da Universidade Federal de Santa Maria ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi destacada pelo ministro da Educação, Henrique Paim, neste sábado, durante uma entrevista coletiva, como um dos motivos que fizeram com que as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) crescessem 21,8% neste ano em relação a 2013.
De acordo com Paim, a consolidação do Sisu, com a adesão das universidades de Pernambuco, Goiás e Santa Maria ao programa mostra que há uma expectativa crescente no País em relação à educação e que o programa tem, cada vez mais, aberto acesso ao Ensino Superior.
— É um fenômeno interessante que o Brasil está vivendo e que nós achamos que pode se ampliar ainda mais em função desse conjunto de oportunidades que estão sendo geradas — disse o ministro.
Este ano, o Enem recebeu 9,5 milhões de inscrições, superando a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que era de 8,2 milhões. O número significa um aumento de 21,8% em relação aos 7,8 milhões de inscritos no ano passado. Em 2012, foram 6.495.446 inscritos e em 2011 6.221.697. Os dados ainda são preliminares.
No Rio Grande do Sul, foram 521.132 inscritos, número que só ficou abaixo do registrado em São Paulo (1.476.041), Minas Gerais (1.057.521), na Bahia (707.835), no Rio de Janeiro (691.789) e no Ceará (596.568).
Segundo Paim, o crescimento eleva a responsabilidade do governo na aplicação da prova.
— O resultado traz grandes responsabilidades, porque a logística e segurança têm de ser reforçadas para a participação com isonomia por todos os estudantes. A grande novidade este ano é que vamos usar detectores de metais nos locais de prova — acrescentou o ministro.
Os candidatos que não têm isenção na taxa de inscrição, no valor de R$ 35, podem pagar o boleto no banco até a próxima quarta-feira, dia 28.
Só depois do fim do prazo para o pagamento da taxa é que o Inep deve divulgar o número final de pessoas inscritas e aptas a fazer a prova, que este ano será realizada nos dias 8 e 9 de novembro.
Fonte: Diário de Santa Maria