A cerimônia, presidida pelo vereador Moisés Fontoura, contou com a presença do vereador João Monteiro, do Dr. Cássio Vilaverde, representando a prefeitura e do vereador Anilton Oliveira, proponente da sessão.
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mulher depressiva descreve a dura luta para não fraquejar
Durante seu discurso, o ministro Paulo Pimenta expressou sua gratidão pela honraria, ressaltando os laços afetivos com a cidade de Alegrete, onde sua mãe nasceu. Pimenta destacou também seu trabalho e dedicação à comunidade local ao longo dos anos, reforça⁸⁸í⁸ndo sua conexão pessoal e profissional com a cidade.
Paulo Roberto Severo Pimenta nasceu em 19 de março de 1965, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Formado em jornalismo e técnico agrícola, ele iniciou sua carreira política como vereador em Santa Maria, cargo que ocupou por dois mandatos. Em 1998, foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, e, em 2000, vice-prefeito de Santa Maria. Em 2003, Pimenta alcançou o cargo de deputado federal, sendo reeleito diversas vezes ao longo dos anos.
Com forte atuação no Congresso Nacional, Pimenta participou de comissões importantes, como a CPI do Tráfico de Armas, e foi relator de projetos de destaque, como a Nova Lei de Drogas e a Lei de Biossegurança. Ele também teve papel fundamental na criação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e foi autor de projetos de grande impacto, como o Apoio ao Estudante FIES e o Cidadão Digital.
Em janeiro de 2023, Paulo Pimenta foi nomeado ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No ano seguinte, foi designado para a Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, mas logo retornou ao seu posto original na Secom/PR, onde lidera as estratégias de comunicação do governo federal.
A Câmara destacou a importância de reconhecer cidadãos que contribuem para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade local. O título de Cidadão Alegretense concedido ao ministro Paulo Pimenta reforça esse compromisso, reconhecendo sua trajetória política e os laços com a cidade, destacou o texto da preposição.