Morre Xiru, um dos grandes líderes comunitários de Alegrete

Alegrete ficou órfão de um dos grandes líderes comunitários, na noite de terça-feira(23). Morreu na Santa Casa, aos 71 anos, Ramão Neri Rosa do Prado, conhecido como Xiru. Ele estava internado há cinco dias na UTI e não resistiu a complicações do quadro de saúde.

Xiru, foi presidente da Associação de Moradores do bairro Vera Cruz por três mandatos e integrou a diretoria da UABA na gestão de Epaminondas Munhoz Filho de 2003 a 2006.

“Quando presidi a UABA foi um grande companheiro, pois sempre estava junto para qualquer atividade da entidade. Sem sombra de dúvida uma grande perda para o nosso movimento comunitário, todos nós estamos muito triste. Lembro de uma campanha de arrecadação de alimentos, que realizamos juntamente com a Rádio Nativa, à época, em que presidi a UABA e, ele muito nos ajudou” – falou Epaminondas.

Daniel Paz, que também, foi presidente da UABA, sendo a primeira gestão no ano de 1995, ressaltou que Xiru sempre trabalhava em prol do seu semelhante. “Sem dúvida, neste movimento(comunitário), não há quem não o conheça e não tenha uma referência positiva dele. Pois o trabalho que realizava para os alegretenses sempre foi incansável. Em enchentes, campanhas do agasalho e demais ações, Xiru era um dos colaboradores, sempre” – comentou.

Ainda conforme os líderes comunitários, Xiru tinha uma empresa que realizava inúmeros trabalhos para a Prefeitura. Eles acrescentam que independente de partido político, com um trabalho sempre impecável, o trabalhador  era requisitado e fazia os atendimentos com maestrias, um faz tudo. Passou por todas as secretarias.

No grupo do whatsApp destinado a assuntos relacionados à comunidade, todos lamentam a perda do líder. “Triste notícia recebemos há pouco sobre o falecimento do Xiru, grande líder comunitário e presidente por muitos anos do bairro Vera Cruz. Sentimentos e que Deus conforte seus familiares”. descreveu o Bombeiro sargento Adão Roberto.

Xiru deixa esposa, dois filhos, netos e demais amigos e familiares. Com um grande círculo de amizade e muito solidário, outra característica dele também era a alegria. Conforme alguns relatos, Xiru estava sempre de bem com a vida e não tinha descanso, estava sempre envolvido com a família, trabalho e a comunidade.

As últimas homenagens a Ramão Neri Rosa do Prado, conhecido como Xiru,  estão acontecendo na Funerária  Angelus, na Avenida da Saudade. O sepultamento será nesta quarta-feira(24), às 11h, no Cemitério Municipal.

Flaviane Antolini Favero