Mostra ‘Recomeços’, no Capsi, ensina que a arte abre caminhos para a reabilitação

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar. (MS)

O Caps i, está inserido neste serviço de acordo com a sua modalidade, dando suporte a crianças e adolescentes dentro da faixa etária preconizada.

Neste dia 26, no Caps i, aconteceu a amostra “Recomeços”, um trabalho desenvolvido pelos profissionais e usuários do serviço com o objetivo de traduzir em arte toda trajetória dos utilitários durante a fase de acompanhamento. A amostra foi dividida em 5 Atos, expressados em coreografias, exposição de quadros e outras atividades culturais. A Secretária de Saúde Bianca A. Casarotto, juntamente com o Setor de Atenção Básica do município fizeram-se presentes neste evento, prestigiando e encorajando o serviço a dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

Durante os 30 minutos de duração das apresentações, foram vivenciados momentos de impacto e reflexão, trazendo a memória o papel principal dos Caps através dos resultados obtidos.

DPCOM