O grupo, formado por integrantes dos motogrupos “Bodes do Asfalto” e “Bicho Véio”, partiu às 5h da manhã, enfrentando logo no início um desafio: a chuva intensa que marcou a saída. A meta do grupo, porém, era explorar uma paisagem distinta e de clima variado, com grande motivação para a aventura.
Mais uma coleta de lixo eletrônicos em Alegrete com aumento da conscientização e Projeto Reciclador
Os motociclistas Nei Machado e Lisiéle, José Luiz Costenaro e Deise, Cléber Oliveira e Valquíria, Luiz Rodrigues e Silvia Helena, Mario Eduardo da Silva e Cristiane, Cláudio Dutra e Ana Lucia, além de Lisandro Tascheto, seguiram pela fronteira de Uruguaiana/Passo de Los Libres rumo à Argentina. O primeiro destino foi a cidade de Presidência Roque Saenz Peña, com paradas subsequentes em Temas de Rio Hondo, Cafayate e Tilcara, até chegarem ao Chile e ao deserto, na cidade de San Pedro de Atacama.
Durante o percurso, os viajantes enfrentaram variações extremas de clima, desde a chuva inicial até o frio nas montanhas da Cordilheira dos Andes e o calor intenso do deserto. A logística da viagem também impôs desafios, já que cada moto, muitas delas transportando casais, levava o mínimo necessário em termos de mantimentos e pertences. Roupas, calçados, objetos pessoais e itens de proteção foram cuidadosamente organizados nos baús, exigindo um planejamento meticuloso.
Apesar das limitações, a viagem tem sido considerada uma experiência única pelo grupo. As paisagens deslumbrantes da Cordilheira, as montanhas áridas do deserto, o contraste com o litoral do Oceano Pacífico, além de atrações turísticas como as Montanhas Coloridas de Purmamarca, o Vale de La Luna e o monumento “La Mano del Desierto”, foram alguns dos destaques. O contato com as culturas argentina, chilena e andina também acrescentou à riqueza da jornada.
Professora aposentada que venceu o câncer fala de sua vivência na escola Waldemar Borges
A aventura ainda está em andamento. Nos próximos dias, os motociclistas se preparam para atravessar novamente a Cordilheira dos Andes pela estrada “Los Caracoles”, uma das mais desafiadoras da América do Sul, e começar o retorno ao Brasil. A previsão de chegada a Alegrete, carinhosamente chamado de “Baita Chão”, é no dia 21 de outubro, trazendo consigo relatos e memórias inesquecíveis.
Dra. Marilene é agraciada com Medalha Exército Brasileiro pelo HGuA em Alegrete
Essa jornada faz parte de uma série de viagens organizadas pelo grupo desde 2021, quando os motociclistas decidiram realizar uma expedição até o Chuí e a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. No ano seguinte, exploraram as Cataratas do Iguaçu e Bonito, no Mato Grosso do Sul. Em 2023, completaram um percurso pelo Uruguai, e agora, em 2024, enfrentam o desafio do Atacama. Os planos para 2025 já estão em andamento, demonstrando o espírito contínuo de aventura e exploração.
Informações e fotos: Nei Machado