No início de agosto, 12 educadores participaram de uma formação do Movimento da Vida, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Alegrete
No início de agosto, 12 educadores participaram de uma formação do Movimento da Vida, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Alegrete. Realizada no DTG Antônio José de Vargas, no Centro Administrativo Municipal, esta foi a segunda formação realizada neste ano, de um total de quatro encontros.
Coordenada pela diretora pedagógica do Núcleo de Assessoria e Avaliação Pedagógica (NAAP), Graciela Andrade, a formação também contou com a colaboração da vice-prefeita Preta Mulazzani e da psicóloga Judete Ferrari. Durante a manhã, o primeiro momento da formação foi uma roda de conversa em que os educadores puderam expor e trocar experiências a cerca do trabalho realizado em cada núcleo.
Na segunda parte do encontro, os educadores apresentaram ao grupo os seus indicadores, como um censo de cada núcleo, com dados como idade, quantidade de meninas e meninos e atividades mais populares. Esses dados são importantes para que possa identificar qual é o principal público que participa do MOV para que, assim, seja possível aprimorar o programa intersetorial que tem como objetivo a construção de uma rede de proteção social.
Atualmente, o MOV está presente em 14 núcleos em todas as regiões da cidade, tendo parcerias firmadas com a União de Associações de Bairros de Alegrete (UABA), Liga Alegretense de Futebol (LAF), Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e também com escolas da rede municipal e estadual que cedem suas quadras paras as atividades do programa.
Com um público de 1050 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, o Programa Movimento da Vida oferece várias oficinas, como o CineMOV, MOVteca, Dialogando com a Música, dança, atividades esportivas como handebol, basquete, tênis, futebol e futsal. Além disso, o programa também promove eventos de esporte e lazer como o Festerando, Jogos Esportivos Municipais (JEM), festivais de taco, truco e futsal, atividades em datas comemorativas, como dias das mães, dos pais, páscoa e natal, além de palestras educativas. “Estamos investindo em gente. Em cidadãos mais completos, com mais cultura, mais conscientes do valor da vida e da importância da educação. O prefeito Erasmo e eu estamos muito satisfeitos com os resultados do programa”, afirmou a vice-prefeita.