Movimento pelo Ibirapuitã enfrenta frio para limpar margens e plantar árvores

Mesmo com o frio intenso que fez dia 4 de julho,o movimento pró Rio Ibirapuitã realizou mais uma ação em defesa do nosso rio.

DSCN9317

Profissionais liberais, professores da Unipampa,vereadora Cleni Paz, empresários realizaram, pela terceira vez, a limpeza das margens próximo à ponte Borges de Medeiros.

O grupo juntou vários sacos de lixo. Muito plástico,garrafa, papel e até uma bicicleta velha.

DSCN9289

Depois, os voluntários sob o olhar das crianças da Patrulha Verde do bairro José de Abreu plantaram mudas de árvores e limparam as escadas do parque que dá aceso ao rio.

DSCN9332

Eles ainda colocaram placas junto à ponte, solicitando que os alegretenses respeitem o Ibirapuitã não jogando lixo em suas margens e para dentro da água.

placa no rio

O jovem dentista, Renan Aurélio Marques, muito determinado, disse que o trabalho deles é  para mostrar que existe um rio que banha a cidade, abastece Alegrete e que tem que ser cuidado. Se a gente parar de jogar lixo no rio e nas suas margens já estaremos fazendo muito, porque o esgoto já castiga muito o nosso Ibirapuitã, enfatiza Renan. – E isso é a nossa saúde, das plantas da vida como um todo”

DSCN9285

O Movimento Pro Rio Ibirapuitã explica que existem quatro classificações de rio, conforme a poluição. E que na zona urbana,infelizmente, diz a psicóloga Izabel Pradel o nosso rio está na faixa três de poluição. E ainda por cima está poluindo o rio Ibicui,completa.

DSCN9339

 

Fotos: Vera Soares Pedroso