Porém, a situação continua a mesma e o “Movimento SOS Mobiliza IEEOA” integrado pela Câmara de Vereadores , Prefeitura de Alegrete, Centro Empresarial de Alegrete, CPM do IEEOA, Conselho Tutelar de Alegrete e a União das Associações de Bairros de Alegrete, bem como empresários e lideranças educacionais, esteve em audiência, na semana passada, com o jurista e professor André Agne Domingues, Diretor Geral da SEDUC/RS.
Leia mais: Temperatura alta será marca do fim de semana em Alegrete
Os vereadores Moisés Fontoura e João Batista Leivas Neto e o diretor do CEA/CDL, Nilson Gomes, discutiram todos os aspectos sobre o Projeto estrutural e arquitetônico que foi unificado e, agora, precisa avançar visando processo de licitação e a liberação dos recursos de parte do Governo do Estado.
O vereador Moisés, um dos que lideram o movimento, destacou a urgência das obras, do prédio da Avenida Freitas Valle em razão do péssimo estado de conservação na rede elétrica, cobertura do prédio (trazendo alagamentos nas salas de aulas), biblioteca histórica e sérios riscos para professores e alunos que utilizam a escola. Lembrou o vereador e também professor, que o IEEOA já abrigou em torno de 4,2 mil alunos e hoje tem cerca de 840. “Temos compromisso com esta luta, independente de estar ou não vereador”, concluiu Moisés Fontoura.
O diretor geral da SEDUC, André Domingues, manifestou a preocupação das lideranças e comprometeu-se a agilizar “o processo junto às áreas específicas”, além de discutir com a Casa Civil e o Governador Eduardo Leite em razão de seu compromisso para com a educação. Lembrou que existe determinação do governador em recuperar todos os Institutos de educação do RS, sendo o IEEOA um caso muito especial, pois homenageia um dos homens mais ilustres do País, que foi Oswaldo Aranha, um alegretense e brasileiro que honrou a trajetória política, econômica e diplomática, conforme todos os registros históricos- disse o educador André Agne Domingues.