MP libera bilhões bloqueados do FGTS; veja se você se enquadra no recebimento

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos sem justa causa de janeiro de 2020 até o fim de fevereiro deste ano terminaram de receber, na última segunda-feira (10) o saldo integral dos depósitos dos antigos empregadores. 

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O dinheiro estava bloqueado para quem optou por essa modalidade de saque, mas foi liberado por uma medida provisória (MP).  Nessa etapa serão feitos pagamentos de até R$ 3 mil. Quem tem saldo retido maior que esse valor receberá a diferença em junho.

A MP que permitiu o saque antecipado foi publicada em 28 de fevereiro no Diário Oficial da União. Ao todo, foram beneficiados 12,1 milhões de trabalhadores, que receberão R$ 12 bilhões. O governo esclareceu que a MP é excepcional e retroativa, não beneficiando os futuros demitidos.

Esse valor acaba por movimentar a economia de Alegrete. A reportagem do PAT conversou com alguns comerciantes para entender quais os impactos dessa injeção de dinheiro na conta dos alegretenses e se isso impacta o poder de compra.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O gestor de uma loja de eletrodomésticos, destacou que com o fim de ano, muitos clientes fazem compras à prazo e com esse valor, muitos deles irão quitar suas dívidas, porém, acredita em um aumento nas vendas, cerca de 1% a 4%.”Vamos esperar fechar o mês, sempre que esses benefícios são pagos há uma injeção na economia, porém, acredito que esse valor entre nas empresas, mas não para compra, mas sim para pagamento de dívidas”, completou.

Já o responsável por uma loja de telefonia, enfatizou que esse tipo de pagamento serve para o pessoal liquidar boletos.”Somos uma empresa que vende planos e alguma coisa de aparelhos de telefone, porém, avaliamos que esses valores dificilmente são para reinvestimento e sim para pagamentos; fim de ano, verão e Carnaval, o público gasta bastante”, disse.

O dinheiro será pago pela Caixa Econômica Federal em duas etapas: uma em março e outra em junho. Quem cadastrou a conta bancária no aplicativo FGTS, cerca de 85% do público-alvo, receberá independentemente do mês de nascimento.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários