“Mulheres de Fibra no Extramuros” estreia nesta terça

Mulheres de fibra no extramuros, organizado por Sergio Rosa, terá exibição nesta terça-feira, às 20h, no canal Afro Cena.

Cárcere
Cárcere

Nesta terça-feira (13), por meio do programa Ikopa, o documentário “Mulheres de Fibra no Extramuros” estreia no canal da Afro Cena, no Youtube. Organizado por Sergio Rosa, cada programa traz uma abordagem documental sobre assuntos pertinentes, sempre relacionados às mulheres e homens negros. Esta edição, aborda assuntos de extrema relevância relacionados ao sistema prisional.

A exibição ocorre às 20h e terá a participação de Merlen Alves, uma das idealizadoras do Projeto Cartas de Afeto, co-realizado pelo Coletivo Multicultural. Além de Merlen, também participam da exibição do documentário Elaine da Paixão (Frente de Desencarceramento – BA), Rosiane Cristina (Sobrevivente do cárcere – RN), Chayenne Silva (Frente Col. Carcerários – RS), Patrícia Oliveira (Movimento contra Violência – RJ), Eveline Duarte (Ag. Nac. Desencarceramento – DF), Lisiane Pires (Frente Col. Carcerários – RS), Andréia Ruiz (Arte educadora – SP) e Débora Aguiar (Advocacia Social – PE). As participações ocorrem por meio de vídeos previamente enviados pelas convidadas.

Efipan completa 41 anos neste dia 12 de julho

Merlen Alves explica que “julho é um mês marcado por diversas atividades alusivas ao dia internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorada no dia 25. Ser uma mulher negra e estar à frente de um projeto que oportuniza além da literatura, um olhar sensível às mulheres encarceradas é um momento de muito aprendizado e reflexão. Tive a honra de ser convidada pelo Sergio Rosa, companheiro de luta, persistência e resistência nas causas sociais, para falar um pouco no documentário Mulheres de Fibra no Extramuros, sobre a importância da sociedade ter práticas mais humanizadas e voltadas para pessoas em privação de liberdade. Fiz a participação pensando nas vivências que o projeto Cartas de Afeto – caminhos para a liberdade, que desenvolvo com as mulheres do Presídio Estadual de Alegrete, tem me oportunizado. Esse é um assunto pouco debatido, muito necessário e ainda cheio de preconceitos e buscamos, através de ações como essa, criar uma rede de apoio para quem está recluso. Gosto de salientar que procuro estar sempre realizando leituras de autores e autoras que contribuem para meu crescimento e entendimento nessa linha de estudo”.

Para assistir ao documentário, acesse o canal Afro Cena, por meio do link, às 20h, desta terça-feira: https://www.youtube.com/channel/UCZQeiPTrzt1V5OjHQLqgZUA/featured

Documentário mulheres de fibra no extramuros
Documentário mulheres de fibra no extramuros

Laís Alende Prates

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários