Na bandeira amarela Alegrete está com um paciente hospitalizado e dois em isolamento

A 3ª Capital Farroupilha iniciou a semana com mais um caso de Covid-19. O oitavo caso foi confirmado pela secretaria epidemiológica do município que divulgou sendo um homem de 65 anos, com síndrome gripal, que estava sendo monitorado pela unidade básica de saúde de referência e testou positivo, permanecendo em isolamento domiciliar.

O governo do Estado divulgou no último sábado (23), a atualização das bandeiras de risco para coronavírus. Com isso, a cidade de Alegrete que pertence a região de Uruguaiana passou de laranja para amarela. Do risco avaliado, passou de médio para baixo. Na região, segundo o governo do RS, a redução no nível de restrição se justifica pela melhora destes indicadores: redução do número de casos confirmados em UTI, redução de óbitos proporcionalmente à sua população e variação no número de leitos de UTI disponíveis  para atender covid-19 na região e no Estado.

De acordo com o último boletim divulgado hoje às 12h30min, a cidade de Alegrete registra oito (08) casos confirmados, sendo três ativos e cinco (05) já recuperados. Dos três casos ativos, duas pessoas estão em recuperação em casa e uma hospitalizada.

Desde o início dos testes, já foram 69 pessoas testadas, 56 delas tiveram resultado negativo, 08 positivos e 05 pessoas ainda aguardam o laudo do Lacen.

Aumento o número de pessoas em observação, das 57 no boletim anterior, agora são 69. No final de semana, 12 pessoas que estavam no ônibus que faz a linha Porto Alegre/ Uruguaiana, onde havia um passageiro confirmado com Covid-19, entraram para observação em isolamento domiciliar.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o paciente do ônibus está hospitalizado na Santa Casa de Alegrete mas o caso pertence a Porto Alegre, sua cidade de origem. As Secretarias de Saúde de São Gabriel, Rosário do Sul e Uruguaiana, onde os demais passageiros desceram, também foram informadas sobre o caso.

O paciente, da cidade de Quaraí, segue hospitalizado na Santa Casa, que é referência para os municípios atendidos pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Júlio Cesar Santos                   Colaborou: Alair Almeida