Nesta terça-feira (13), nível da água estava 1,5 metros acima do normal.
Em Itaqui, na Fronteira Oeste, poucas famílias puderam voltar para casa.
A Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul continua sendo afetada pela cheia do Rio Uruguai. Em Uruguiana, o nível da água baixou 1,5 metros até a manhã desta terça-feira (13), mas poucas famílias conseguiram voltar para suas casas.
Na cidade de Itaqui, onde 60 famílias tiveram de deixar suas residências, a situação está praticamente normalizada.
O serviço de balsa para a Argentina, oferecido em Itaqui, foi normalizado na segunda-feira (12). Ao menos 20 das 60 famílias que tiveram suas residências atingidas pela cheia do rio já voltaram para casa. As 105 casas volantes ainda não foram levadas para a zona ribeirinha. A orientação da prefeitura é de que, por questão de segurança, elas permaneçam em pontos mais altos da cidade. Banheiros químicos foram instalados para as famílias e 120 cestas básicas serão distribuídas.
As famílias que precisarem de materiais de construção como tábuas, podem entrar em contato com secretaria de assistência social dos municípios.
A cheia do Rio Uruguai começou a atingir a Fronteira Oeste do estado no primeiro dia do ano. Ao total, 1,2 mil pessoas foram atingidas pela cheia e tiveram que deixar suas casas e ir para residência de familiares, amigos ou abrigos organizados pelas prefeituras.
Quem quiser doar mantimentos ou materiais de limpeza, pode ligar para a Secretaria de Ação Social da região através do telefone (55) 3414.0032. Ainda não há previsão de quando as famílias poderão voltar pra casa.
Fonte: G1