No Domingo de Páscoa muita gente saiu às ruas e parques de Alegrete

O domingo de Páscoa em Alegrete foi marcado pela temperatura amena, sol radiante e também pela movimentação de pessoas, principalmente no parque Rui Ramos, pista de eventos, além da Praça Getúlio Vargas, em números menores, mesmo assim, com famílias em pracinhas e em rodas de conversas.

A orientação da Prefeitura para manter o distanciamento social vem sendo reiterada de forma contumaz, mas nem todos estão atentos para essa medida que tem sido a mais eficaz, segundo os especialistas e órgãos de saúde, para o combate da disseminação do novo coronavírus. No Parque Rui Ramos, foi registrada aglomeração de pessoas se exercitando e caminhando no local, embora o número ainda fosse menor do que costumava ser antes da pandemia.

A Guarda Municipal é a grande responsável pela fiscalização, circulando com os agentes por pontos específicos da cidade todos os dias, assim como a Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Procon e outros fiscais de todas as Secretarias. Um dos guardas disse à reportagem que no final da tarde, o número de pessoas foi mais expressivo, principalmente na Praça dos Patinhos e na Pista de eventos.

Na tarde de ontem(12), o aviso sonoro, do carro da Guarda Municipal, orientava as pessoas sobre o risco de contágio e a importância de evitar sair de casa. Os guardas solicitavam que as pessoas fossem para suas casas.

De acordo com o Decreto N° 251 de 9 de abril, o que está vigente, é proibida a permanência em praças, parques, calçadão e locais públicos, exceto de natureza transitória. A medida é para evitar aglomeração.

O Decreto proíbe aglomerações, mas, isso também passa por conscientização coletiva. Se ocorrer um aumento de contaminação poderá ser em razão da desatenção e da desobediência às regras impostas.

O último boletim epidemiológico na noite de ontem(12), Alegrete está com um novo caso suspeito, cinco descartados, um confirmado e mais de 150 pessoas em acompanhamento pela rede de saúde do Município.

Flaviane Antolini Favero